24 horas/dia chegam para si?
15/07/2022 2022-07-15 9:5824 horas/dia chegam para si?
24 horas/dia chegam para si?
Quantas vezes já pensou que não tem tempo para nada ou que 24 horas do dia não chegam para conciliar a vida profissional com a social, familiar, cultural?
Cada vez mais sentimos a pressão de fazer mais e melhor, em menos tempo. E por isto, é necessário termos ferramentas para gerir o tempo, stress e organização do trabalho, que se vai refletir também nos relacionamentos pessoais.
É importante definirmos metas, objetivos, que podem ser diferentes para todos nós. E a partir daí focarmo-nos em eliminar os desperdícios.
Exemplos destes desperdícios são:
– Demasiado tempo passado nas redes sociais;
– Ausência de foco nas reuniões de trabalho;
– Não ter propósitos definidos, consequentemente não tendo motivos para se organizar;
– Ter dificuldades na hora de agir, escolhendo procrastinar;
– Não definir horários para organizar o dia;
– Não ter clareza nas metas;
– Não ter minutos que sobrem para lidar com imprevistos
Como gerir melhor o nosso tempo?
- Mudar os hábitos
- Estabelecer prioridades/ser objetivo
– Urgentes e importantes
– Urgentes, mas não importantes
– Importantes, mas não urgentes
– Não urgentes e não importantes
- Fugir da procrastinação
- Eliminar os “ladrões do tempo”/bloquear distrações
- Fazer check lists
- Criar incentivos
- Ter uma agenda/calendário/organizador
– Alan Lakein criou o Método ABC, onde A define as atividades mais importantes, B as de segunda importância e as C de menor importância. E isto é utilizado em agendas e livros de anotações.
- Ser flexível
- Focar nos valores pessoais
- Planear e estabelecer prazos
- Conhecer os nossos próprios limites
- Aprender a dizer que não
- Deixar tempo para os imprevistos
- Registar as conquistas
- Ser objetivo
- Delegar
Outro método para gerir melhor o nosso tempo é a matriz do tempo, que é dividida por dois eixos: urgente/não urgente e importante/não importante.
Também é importante traçarmos objetivos. Já ouviu falar da ferramenta de metas/objetivos SMART?
Esta ferramenta ajuda-o a chegar onde deseja, não só a nível profissional, mas também a nível pessoal.
Traduzindo do inglês para o português, o acrónimo SMART significa: específicos, mensuráveis, alcançáveis, realistas e tangíveis.
Específicos – quanto mais vago for o objetivo, mais difícil se torna de realizar;
Mensuráveis – de forma a calcular-se se após as ações planeadas se concluírem, se atingirá ou não o objetivo;
Alcançáveis – de maneira a ser possível atingir os objetivos e evitar frustrações;
Realistas – trabalhar com a realidade;
Tangíveis – para que se possa programar e dedicar esforços.
Como é que faz isto? Nós explicamos:
- Faça uma lista de todos os seus objetivos, sem medo de errar, não há restrições.
- Classifique cada objetivo
- Seja específico e defina números
- Defina prazos para conquistar os resultados
- Estabeleça um tempo na sua agenda para alcançar os seus objetivos
- Tenha cuidado com os obstáculos que possam interferir no alcance
Gerirmos o nosso tempo, cria-nos stress.
A verdade é que associamos o stress sempre a algo negativo, mas será sempre negativo?
Existe o stress positivo e negativo. O positivo é aquele que nos motiva e dá uma força extra quando mais precisamos, e por vezes, aumenta até a produtividade.
Já o negativo, é quando se torna intolerável ou difícil de aguentar por tanta tensão que sentimos, e acaba por afetar a nossa vida social, pessoal ou profissional, através da alteração do sono, dificuldade de concentração, respiração acelerada, entre outros.
Para concluir, está visto que é importantíssimo haver uma boa gestão do tempo, stress e organização do trabalho, para que 24h/dia nos pareça ideal para fazer todas as nossas tarefas de forma a conciliar a vida profissional e a pessoal.
Sente dificuldades nessa gestão?
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