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24 horas/dia chegam para si?

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24 horas/dia chegam para si?

Quantas vezes já pensou que não tem tempo para nada ou que 24 horas do dia não chegam para conciliar a vida profissional com a social, familiar, cultural?

Cada vez mais sentimos a pressão de fazer mais e melhor, em menos tempo. E por isto, é necessário termos ferramentas para gerir o tempo, stress e organização do trabalho, que se vai refletir também nos relacionamentos pessoais.

É importante definirmos metas, objetivos, que podem ser diferentes para todos nós. E a partir daí focarmo-nos em eliminar os desperdícios.

Exemplos destes desperdícios são:

– Demasiado tempo passado nas redes sociais;

– Ausência de foco nas reuniões de trabalho;

– Não ter propósitos definidos, consequentemente não tendo motivos para se organizar;

– Ter dificuldades na hora de agir, escolhendo procrastinar;

– Não definir horários para organizar o dia;

– Não ter clareza nas metas;

– Não ter minutos que sobrem para lidar com imprevistos

Como gerir melhor o nosso tempo?

  • Mudar os hábitos
  • Estabelecer prioridades/ser objetivo

– Urgentes e importantes

– Urgentes, mas não importantes

– Importantes, mas não urgentes

– Não urgentes e não importantes

  • Fugir da procrastinação
  • Eliminar os “ladrões do tempo”/bloquear distrações
  • Fazer check lists
  • Criar incentivos
  • Ter uma agenda/calendário/organizador

Alan Lakein criou o Método ABC, onde A define as atividades mais importantes, B as de segunda importância e as C de menor importância. E isto é utilizado em agendas e livros de anotações.

  • Ser flexível
  • Focar nos valores pessoais
  • Planear e estabelecer prazos
  • Conhecer os nossos próprios limites
  • Aprender a dizer que não
  • Deixar tempo para os imprevistos
  • Registar as conquistas
  • Ser objetivo
  • Delegar

Outro método para gerir melhor o nosso tempo é a matriz do tempo, que é dividida por dois eixos: urgente/não urgente e importante/não importante.

Também é importante traçarmos objetivos. Já ouviu falar da ferramenta de metas/objetivos SMART?

Esta ferramenta ajuda-o a chegar onde deseja, não só a nível profissional, mas também a nível pessoal.

Traduzindo do inglês para o português, o acrónimo SMART significa: específicos, mensuráveis, alcançáveis, realistas e tangíveis.

Específicos – quanto mais vago for o objetivo, mais difícil se torna de realizar;

Mensuráveis – de forma a calcular-se se após as ações planeadas se concluírem, se atingirá ou não o objetivo;

Alcançáveis – de maneira a ser possível atingir os objetivos e evitar frustrações;

Realistas – trabalhar com a realidade;

Tangíveis – para que se possa programar e dedicar esforços.

Como é que faz isto? Nós explicamos:

  1. Faça uma lista de todos os seus objetivos, sem medo de errar, não há restrições.
  2. Classifique cada objetivo
  3. Seja específico e defina números
  4. Defina prazos para conquistar os resultados
  5. Estabeleça um tempo na sua agenda para alcançar os seus objetivos
  6. Tenha cuidado com os obstáculos que possam interferir no alcance

Gerirmos o nosso tempo, cria-nos stress.

A verdade é que associamos o stress sempre a algo negativo, mas será sempre negativo?

Existe o stress positivo e negativo. O positivo é aquele que nos motiva e dá uma força extra quando mais precisamos, e por vezes, aumenta até a produtividade.

Já o negativo, é quando se torna intolerável ou difícil de aguentar por tanta tensão que sentimos, e acaba por afetar a nossa vida social, pessoal ou profissional, através da alteração do sono, dificuldade de concentração, respiração acelerada, entre outros.

Para concluir, está visto que é importantíssimo haver uma boa gestão do tempo, stress e organização do trabalho, para que 24h/dia nos pareça ideal para fazer todas as nossas tarefas de forma a conciliar a vida profissional e a pessoal.

Sente dificuldades nessa gestão?

Faça o nosso curso, e controle os ponteiros do seu relógio!

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