Marketing internacional para a expansão de empresas | ZONAVERDE

Blog

Como é que o marketing internacional pode ajudá-lo a construir um plano de expansão para a sua empresa?

curso-online-marketing-internacional-zonaverde
ACADEMIA MARKETING

Como é que o marketing internacional pode ajudá-lo a construir um plano de expansão para a sua empresa?

Marketing internacional é o nome do conjunto de estratégias voltado para a internacionalização dos produtos ou serviços de uma empresa.

Trata-se de adaptar o planeamento, produção, divulgação e promoção para o mercado externo de forma a expandir os negócios mundialmente.

Na atualidade, esta internacionalização é muito importante, para se ter uma vantagem competitiva para a empresa, abrindo novos mercados e ampliando as vantagens.

Quais são as diferenças entre marketing local e internacional?

As diferenças são significativas. O primeiro foca-se no mercado interno competindo apenas com empresas nacionais ou até regionais, enquanto que o segundo quer alcançar o mercado de outros países.

Portanto, naturalmente o marketing local acaba por ser mais fácil de atingir pois a empresa já esta inserida na cultura e tem os mesmos valores e costumes dessa população. Já no marketing internacional, as empresas precisam de descobrir tudo sobre o seu público-alvo para posteriormente desenvolver estratégias sob medida para novas dimensões culturais.

Além disso, o que os diferencia, é também os 7 P’s. Ou seja Produto, Preço, Praça, Promoção, Processos, Pessoas e Palpabilidade.

Se pretendemos criar um marketing estratégico e sólido, é importante sabermos estes 7 P’s, que lhe serão explicados no curso “Marketing Internacional – como construir um plano de expansão”.

Como é que o marketing internacional pode ajudá-lo a construir um plano de expansão para a sua empresa?

Em suma, utilizando esta estratégia, os benefícios são:

  1. Reconhecimento da empresa no exterior
  2. Conhecimento do mercado e do publico
  3. Autoridade do negócio
  4. Acesso a novos mercados e oportunidades
  5. Proteção contra crises

Agora que já entendemos como é que o marketing internacional pode beneficiar a sua empresa, já podemos partir para as estratégias, porque a teoria não vale de nada sem a prática, certo?

  1. Planeie a entrada no mercado – como já foi falado anteriormente, ao entrar em países que não o nosso, temos de ter o cuidado redobrado nas estratégias que vamos colocar em prática. Primeiro, foquemo-nos nos objetivos antecipando desafios e oportunidades.
  2. Analise a concorrência local – para conduzir esta análise, tem antes de mais, pegar em todos os dados possíveis sobre concorrentes diretos e indiretos e mapear as suas estratégias de preço, promoção, distribuição e preço. Desta forma, vamos comparar os resultados das várias empresas, para conseguirmos ter sempre mais lucros e características diferenciadoras.
  3. Adeque a linguagem utilizada para cada país – não temos só de nos adaptar ao idioma mas também à linguagem utilizada em cada país, como o uso de expressões e referências regionais.
  4. Entenda os diferentes hábitos – esta questão é importante para não infringirmos nenhum código moral e respeitarmos todos os aspetos morais e religiosos.
  5. Alinhe as estratégias usadas em todos os países – talvez este seja um dos maiores desafios, pois embora tenhamos de estar alinhados com as estratégias utilizadas em todos os países, também nos queremos personalizar. Ou seja, consiste em promovermos as marcas com valores comuns mas de abordagens diferenciadoras.
  6. Estude as regras internacionais de atuação – como em tudo, existem regras e legislações que têm de ser respeitadas, para nada nem ninguém saia prejudicado.
  7. Encontre parceiros e alianças internacionais – através de parcerias com empresas, agencias e consultorias do mercado internacional, conseguimos automaticamente chegar mais longe. E cada vez mais se vê este método, como através de digital influencers, produtores de conteúdo, entre outros.
  8. Utilize o poder do marketing digital – a melhor forma para atingir o público-alvo fora do nosso país é através da internet, como as redes sociais.

Portanto, já sente que precisa de entender mais sobre o assunto para finalmente internacionalizar a sua empresa?

Deixe aqui o seu comentário