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Do que depende a nossa motivação?

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Do que depende a nossa motivação?

A motivação nasce a partir das nossas necessidades, sendo como um motor de energia que nos impulsiona para chegar até onde queremos. Ou seja acaba por ser o conjunto de razões que explicam o comportamento humano.

A motivação envolve fatores emocionais, biológicos e sociais. Havendo motivação, as pessoas vão ter mais facilidade em dar o melhor de si, e fazer tudo para alcançar os seus objetivos.

Segundo Abraham Maslow, a necessidade do homem está dividida da seguinte forma:

  • Auto realização
  • Auto estima
  • Sociais
  • Segurança
  • Fisiológicas

Já para Frederick Herzberg, a motivação é alcançada quando se reúnem os seguintes fatores:

  • Fatores higiénicos – estímulos externos que melhoram o desempenho e a ação de indivíduos, mas que não consegue motivá-los.
  • Fatores motivacionais – são estímulos internos. Acabam por ser sentimentos gerados dentro de cada indivíduo a partir do conhecimento e da auto realização gerada através dos seus próprios atos.

Temos também a teoria de David McClelland. Este identifica que a motivação depende de três necessidades: poder, afiliação e realização.

Para McClelland, estas necessidades são “secundárias” e adquiridas ao longo da vida. E trazem prestígio, status e outras sensações que o ser humano gosta de sentir.

Como é que podemos aumentar a nossa motivação?

Perante as dificuldades que podem aparecer a meio do caminho, procure ser positivo e resiliente.

Depois de definir as suas metas e estabelecer as suas prioridades, comprometa-se e transforme as suas palavras em ações, procurando superar-se. 

No mundo do trabalho, a existência ou não de motivação pode alterar completamente os resultados e produtividade de cada um, sendo considerada um pilar.

Então, o que pode contribuir para aumentar essa motivação?

  • Oiça o feedback da sua equipa

Ao ouvir o feedback da equipa, é possível ver o que está a ser bem feito e o que pode ser feito para melhorar todo o ambiente, para que todos tenham as suas necessidades realizadas.

  • Saiba ouvir

Oiça sem preconceitos ou ideias pré concebidas. Não julgue antes de ouvir até ao fim, dê oportunidade para que todos falem.

  • Seja flexível e adaptável

É natural que as empresas estejam sempre a passar por mudanças, e para que os resultados desses procedimentos sejam positivos, é necessário que todos consigam ser flexíveis e não tenham problemas em lidar com isso.

  • Saiba equilibrar a vida social da profissional

É preciso ter em consideração que existe vida após o expediente, e saber separar as duas coisas. Desta forma, quando se estiver no trabalho, está-se a 100%, tal como na vida pessoal.

  • Defina as metas e os objetivos

É importante formular metas alcançáveis e adequados com a realidade de cada colaborador.

Para que todos se sintam motivados é necessário que esses objetivos sejam traçados de forma coerente e com bom senso.

  • Ofereça qualidade de vida para a sua equipa – atividades extras

O conhecimento deve ser sempre considerado, e alvo de investimento.

Se estivermos constantemente a sermos treinados e desenvolvidos, vamos sentir-nos motivados a querer mais, a fazer mais, a dar mais à organização.

Pode-se proporcionar isso através de cursos, palestras, eventos,…

  • Remunere e beneficie a sua equipa, reconhecendo o valor de cada um

A motivação também tem a ver com o salário. Se o colaborador se sentir merecedor da renumeração, vai sentir-se motivado a continuar a dar o melhor dele, e até dar sempre mais.

  • Proporcione um bom ambiente interno

É importante que o colaborador se sinta confortável no sítio onde trabalho. Isso pode ser proporcionado através de equipamentos em bom estado, higiene do local, boas relações sociais,…

  • Implemente a gestão horizontal

A gestão horizontal tem como objetivo que todos os colaboradores estejam dedicados da mesma forma, e se ajudem sem que a competição seja prejudicial.

É o contrário da ideia da hierarquia, e todos acabam por ter mais liberdade.

               Como já conseguimos concluir, se os colaboradores se sentirem motivados no trabalho, vão dedicar-se e dar o melhor em todas as tarefas diárias.

Desta forma os objetivos vão ser atingidos, e os resultados cada vez mais positivos.

Quer aprender a liderar e motivar a sua equipa para que consigam ter os melhores resultados?

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