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O que há de novo no BRCGS Food 9?

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O que há de novo no BRCGS Food 9?

A BRCGS publicou a edição 9 da Global Standard Food Safety em agosto de 2022 e esta edição será usada para todas as auditorias realizadas a partir de 1º de fevereiro de 2023. Os certificados emitidos com a edição 8 permaneceram válidos até a data limite indicada no certificado.

Comparando com o seu antecessor, a edição 9 do BRCGS Food Safety contém uma série de mudanças significativas. De acordo com a BRCGS, a nova edição dá ênfase aos assuntos-chave de forma garantir a sua aplicabilidade em termos globais. Os principais objetivos identificados para o grupo de trabalho foram:

  • Incentivar a compreensão e o desenvolvimento da cultura da segurança do produto;
  • Garantir a aplicabilidade global, mantendo a compatibilidade com os princípios gerais do Codex Alimentarius e benchmarking para os requisitos do mesmo da Global Food Safety Initative (GFSI);
  • Expandir as opções de auditorias de forma incluir o uso de tecnologia de informação e comunicação (TIC);
  • Atualizar os requisitos associados às principais atividades da segurança do produto, como auditorias internas, análise da causa raiz, ações preventivas e gestão de incidentes;
  • Fornecer maior clareza para os locais que concluem a conversão primária de animais (por exemplo para carne vermelha, aves ou peixes) e produtoras de ração para animais;
  • Auditoria obrigatória sem aviso prévio a cada 3 anos;
  • Extensão dos requisitos do Food Defense e Fraud Defense.

Principais alterações nos requisitos da Edição 9 em comparação com a Edição 8

As alterações, listadas na ordem das seções 1 a 9, estão abaixo.

Os requisitos das Seções 1 a 7 aplicam-se a todas as etapas do processo, com as seguintes exceções:

5.8 aplica-se apenas a locais de fabricação, processamento ou embalagem de alimentos para animais de estimação ou ração animal;

5.9 aplica-se apenas à conversão primária animal (como matadouros ou pescarias);

8 aplica-se apenas a instalações de produção de alto risco, alto cuidado ou ambiente de alto cuidado;

9 aplica-se apenas a produtos comercializados, esta é uma seção voluntária.

Seção 1: Compromisso da Gestão de Topo

1.1.2 Segurança Alimentar e cultura de qualidade

Após a introdução e implementação inicial da cultura de segurança alimentar na edição 8, o foco nesta nova edição continua a ser alcançar uma mudança cultural positiva dentro de uma empresa. O objetivo da norma é  promover mudanças comportamentais necessárias para melhorar a cultura. Isto refere-se, em particular, à  conscientização dos funcionários num local em relação às atividades de segurança e conformidade do produto. Existe um requisito de que o local deve ter um plano para manter e desenvolver a segurança do produto e a cultura de qualidade dentro do local. A cláusula 1.1.2 da Norma BRCGS Food 9 define exemplos de tais atividades:

1.1.2 A gestão de topo deve definir e manter um plano claro para o desenvolvimento e melhoria contínua de uma cultura de segurança e qualidade alimentar. O plano deve incluir as medidas necessárias para alcançar uma mudança de cultura positiva.

Isso deve incluir:

Atividades definidas envolvendo todas as seções do site que têm impacto na segurança do produto. No mínimo, essas atividades devem ser projetadas em torno de:

  • comunicação clara e aberta sobre segurança do produto;
  • formação
  • feedback dos funcionários
  • os comportamentos necessários para manter e melhorar os processos de segurança do produto medição do desempenho das atividades relacionadas à segurança, autenticidade, legalidade e qualidade dos produtos e um plano de ação indicando as atividades que serão  realizadas e medidas, e os prazos previstos O plano deve ser revisado e atualizado pelo menos anualmente, no mínimo.

Seção 2: Plano de Segurança Alimentar – HACCP

Os princípios HACCP do atual Codex Alimentarius impactaram na revisão de algumas cláusulas da nova edição. Recomenda-se que os sites evitem vários planos com terminologia diferente, mas não é necessário adotar a terminologia da Norma.

2.7.4 Quando o controlo de um perigo específico à segurança de alimentos for alcançado por meio de programas de pré-requisitos (consulte a seção 2.2) ou medidas de controlo que não sejam pontos críticos de controlo (PCCs; consulte a cláusula 2.8.1), isso deve ser declarado e a adequação do programa para controlar o perigo específico validado.

Os requisitos em 2.12 para “Validar o plano HACCP e estabelecer procedimentos de verificação” (equivalente ao Codex Alimentarius Step 11, Princípio 6) são novos. Este novo requisito reflete a recomendação dos Princípios Gerais de Segurança Alimentar do Codex Alimentarius para a validação dos controlos da segurança alimentar. Alterações no HACCP ou planos de segurança alimentar que possam afetar a segurança do produto devem ser verificadas para garantir que controlem efetivamente o perigo identificado antes da implementação.

Seção 3: Segurança Alimentar e Sistema de Gestão da Qualidade

3.4 Auditorias internas: De acordo com a cláusula 1.1.4 “Reuniões de análise da gestão”, a análise da gestão exige resultados de auditorias internas, mas não são descritos em detalhes. A entrada de revisão da gestão necessária aqui é a revisão do resumo dos resultados do plano de ação que surgem durante as auditorias internas. Isso se aplica não apenas às auditorias internas, mas também ao programa de inspeções documental ou de higiene ou inspeções no local.

3.5.4 Processamento subcontratação: Novos requisitos foram adicionados para garantir que estes processos sejam considerados no plano HACCP de um local e os requisitos sejam acordados e registrados em uma especificação. A definição de processamento de subcontratação foi apresentada de forma clara e detalhada em uma declaração de intenções abrangente.

A análise de causa raiz exigida na seção 3.7 Ações corretivas e preventivas foi esclarecida para garantir uma abordagem consistente e fornecer melhor ligação com outras seções para melhoria contínua.

Seção 4: Padrões do site

4.2 Defesa alimentar: estes requisitos exigem principalmente uma avaliação dos riscos potenciais de contaminação no local. No entanto, a avaliação de risco também pode ser combinada com os requisitos da seção 5.4 Autenticidade do produto, reclamações e cadeia de custódia, que avalia a adulteração de matérias-primas fora do local (fraude alimentar).

Para a higiene, o foco foi colocado nos equipamentos no que diz respeito às não conformidades mais comuns. Vários outros padrões e diretrizes de melhores práticas fornecem recomendações detalhadas para equipamentos e dispositivos higiénicos. A Seção 4.6 Equipamento foi, portanto, completamente revisada para alinhar-se com as boas práticas atuais.

Seção 5: Controlo do produto

5.4.7 O novo requisito para validar as declarações de produtos nos rótulos foi adicionado aqui.

A numeração na seção 5.6 Inspeção do produto, teste de produto no local e análise laboratorial foi alterada, o conteúdo das cláusulas da edição 8 foi levemente ajustado.

5.8 Requisitos de alimentos para animais de estimação e ração animal: aqui o título foi esclarecido, em vez de alimentação animal na versão 8 a cláusula agora se refere a ração animal e alimentação animal. Novos requisitos foram estabelecidos para os fabricantes.

Seção 6.1 Controlo de operações

Há uma nova cláusula nesta seção exigindo que, por exemplo, subprodutos fora do âmbito da auditoria não comprometam a segurança dos produtos auditados.

Seção 7.4 Vestuário de proteção

7.4.3 A edição 8 dizia “eficácia da limpeza”, agora é necessária uma “validação da eficácia da limpeza”.

Seção 8 Zonas de risco de produção – alto risco, alto cuidado e alto cuidado ambiental

Novo 8.2.3 Requisitos para paredes removíveis em áreas de alto risco ou de alto cuidado.

Novo 8.5.4 Os equipamentos CIP devem ser usados apenas para áreas designadas (sistemas separados para áreas de alto risco, cuidados intensivos e outras áreas de produção) ou com sistemas de controlo, se usados em todas as áreas.

8.7.1 A edição 8 dizia “eficácia da limpeza”, agora é necessária uma “validação da eficácia da limpeza”.

Seção 9: Requisitos para produtos comercializados

Este requisito permite que a auditoria inclua o manuseio de produtos que geralmente estão dentro do âmbito da norma e armazenados no local, mas não fabricados, processados, embalados ou rotulados no local. A empresa deve estabelecer procedimentos para garantir que o produto final seja seguro, atenda aos requisitos legais e tenha sido fabricado de acordo com as especificações do produto. Esta seção 9 permanece voluntária.

Nova seção 9.1 O Plano de Segurança Alimentar – HACCP com um produto comercializado separado ou um produto comercializado integrado no Plano HACCP existente de receção, armazenamento e expedição de mercadorias é colocado antes das seções já existentes da emissão 8, sendo as restantes seções atribuídas nível de numeração.

Qual é a data efetiva do BRCGS Food Issue 9?

A aplicação do BRCGS Standard versão 9 é obrigatória para todas as auditorias que ocorrerem após 1º de fevereiro de 2023. Antes disso, não é possível a certificação em relação a nova emissão. Se a sua auditoria for realizada antes de 1º de fevereiro de 2023, será auditado de acordo com a Edição 8 da Norma. Se a sua próxima auditoria não for anunciada e você estiver perto da data de validade para a sua próxima auditoria no início de 2023, ainda poderá ser auditado de acordo com a Edição 8. No entanto, recomendamos que prepare e faça alterações em seus sistemas logo após a Norma é publicada, independentemente do vencimento da auditoria.

Uma entidade pode escolher entre três opções de auditoria para a Edição 9:

1. Programa de auditoria anunciada (com auditoria obrigatória não anunciada a cada 3 anos);

2. Programa misto de auditoria anunciada (que consiste em uma auditoria remota, seguida de uma auditoria no local, com auditoria obrigatória não anunciada a cada 3 anos);

3. Programa de auditoria não anunciada.

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Autora: Fabiana Sousa – Formadora na área alimentar e da Qualidade na ZONAVERDE

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