Impacto das emoções no quotidiano | ZONAVERDE

Blog

O impacto das emoções no nosso quotidiano

curso-online-inteligencia-emocional-zonaverde
ACADEMIA DESENVOLVIMENTO PESSOAL

O impacto das emoções no nosso quotidiano

O que é Inteligência Emocional?

Segundo Daniel Goleman, a Inteligência Emocional é “a capacidade de reconhecer nossos sentimentos e os das outras pessoas, de maneira a nos motivarmos a poder lidar adequadamente com as nossas emoções, tanto em relação a nós mesmos quanto às pessoas com as quais nos relacionamos.” “É uma forma diferente de inteligência, composta principalmente de autoconhecimento, habilidade social e capacidade de perceber sentimentos alheios.”

Podemos moldar e desenvolver a nossa Inteligência Emocional através do autoconhecimento, motivação, otimismo e autodomínio, e isto é um trabalho contínuo ao longo da vida.

Isto influencia a relação com os outros, em particular no que diz respeito à empatia e outras habilidades sociais.

E quantas vezes é que nos sentimos divididos entre o coração ou a cabeça, ou melhor a Razão versus Emoção?

 Foi crescendo na maioria de nós a crença de que as melhores decisões são tomadas a partir da razão, e qualificando as decisões tomadas pelo coração como insensatas, no mínimo.

Mas tomar decisões deixando a emoção completamente de lado, também nem sempre corre bem. Portanto acabamos por ter aqui um paradoxo.

Como é que solucionamos isto? A resposta é o equilíbrio entre a razão e a emoção.

Na verdade, as emoções acabam por ser a nossa bussola, pois orientam os nossos comportamentos.

Existem emoções primárias e secundárias:

  • Emoções primárias: devem cumprir requisitos como ser universal, reconhecível de primeira, pontual e ter repercussões físicas; (alegria, tristeza, medo, raiva, aversão)
  • Emoções secundárias: surgem a partir da combinação das primárias. (vergonha, culpa, orgulho, prazer, ciúmes)

Mas qual é o impacto da Inteligência Emocional no nosso dia a dia?

A nossa inteligência emocional e a daqueles que nos rodeiam influencia em variadas áreas na nossa vida.

O otimismo, esperança, a maneira como olhamos para as situações vai aumentar o nosso grau de satisfação pessoal e profissional.

A Inteligência Emocional é aquela que tem um maior impacto no equilíbrio entre trabalho-vida-família. Parafraseando Daniel Goleman, podemos dizer que a Inteligência Emocional é aquela que mais contribui para as qualidades que nos tornam humanos.

Ainda falando de trabalho, todos nós precisamos de motivação certo?

Quanto mais motivados estivermos, melhores serão os resultados. E como?

  • Proporcionando um ambiente agradável
  • Valorizando ideias
  • Celebrando as conquistas e datas comemorativas
  • Oferecendo oportunidades de aprendizagem
  • Promovendo a saúde dos colaboradores
  • Tendo bons planos de carreira

E como é que sabemos que realmente conseguimos motivar os colaboradores?

  • Produtividade diária – através deste parâmetro, podemos avaliar a motivação do funcionário. O baixo rendimento pode revelar alguns problemas como conflitos internos, renumeração menos do que a média do mercado, problemas pessoais, entre outros fatores. Se assim for, converse com o trabalhador, de forma a puder entender o lado dele.
  • NPS – o Net Promoter Score foi desenvolvido para pesquisa de satisfação de clientes, mas visto ter alcançado mais sucesso do que o esperado no mercado, passou também a ser utilizado com os colaboradores. Consiste numa única questão: ”de 0 a 10, quanto você indicaria a nossa empresa para um amigo ou colega?”. Sendo que o 0 é que a pessoa não recomendaria, e 10 a pessoa recomendaria completamente.

Através daqui também é possível ter uma visão de contentamento dos liderados.

  • Retenção de colaboradores – A alta rotatividade nunca é bom sinal dentro da corporação. Pode revelar vários problemas como lideranças pouco efetivas, más condições de trabalho e conflitos entre colegas.
  • Absenteísmo – a ausência dos funcionários no trabalho, por falta ou atraso é prejudicial para a empresa, porque embora não possa contar com ele durante o expediente, continua a renumerar o colaborador.
  • Pesquisas do clima organizacional – este é um passo básico para identificar os problemas do ambiente de trabalho, e criar soluções para a correção de dificuldades.

Com o Curso Inteligência Emocional: a arte do sucesso pessoal e profissional, vai ficar mais enriquecido em vários temas.

Para adquirir as ferramentas para reconhecer sentimentos ou emoções, e aplicá-los nas diversas relações pessoais e profissionais, clique no link abaixo.

Deixe aqui o seu comentário