O que é o controlo de gestão?
22/06/2022 2022-06-22 15:42O que é o controlo de gestão?
O que é o controlo de gestão?
O controlo de gestão trata-se de um conjunto de métodos, técnicas e ferramentas que têm como objetivo a recolha e análise de dados gerados no ambiente da empresa de forma a atingir os objetivos estabelecidos de acordo com as estratégias e políticas aprovadas.
Além disso, é um meio de detetar qualquer anomalia no funcionamento da empresa para que se possa agir de imediato aplicando medidas corretivas.
As organizações têm de ter um espírito aberto para testar, arriscar, errar, aprender e corrigir. Só desta forma são capazes de evoluir.
Existem regras básicas para a implementação de um sistema de controlo de gestão numa organização, como estimular os gestores, enriquecer as suas decisões e dar-lhes apoio na análise dos resultados e na preparação dos planos.
Quais os princípios do controlo de gestão?
- Os objetivos são de caráter financeiro e não financeiro;
- Descentralização de decisões e delegação de autoridade e responsabilização;
- Organização dos interesses entre os elementos da empresa como um todo;
- Instrumentos focados na ação;
- O horizonte é o futuro;
- Atua mais sobre os homens do que sobre os números;
- Tem um sistema de sanções e recompensas;
- Aos responsáveis de 1ª linha são os operacionais e não os controllers.
Existe uma distinção entre o controlo interno e o controlo operacional.
O conceito de controlo interno engloba todas as operações que são da organização, tendo como objetivo avaliar os riscos a que a organização possa estar sujeita e a manter um SCI eficaz. Estes objetivos têm de ser definidos de forma clara, tendo em consideração os valores éticos da entidade, os pontos fortes e fracos e também as oportunidades e ameaças.
O controlo operacional foi criado para garantir a segurança dos trabalhos da empresa tendo em conta o meio ambiente.
Tem como objetivo reduzir os impactos ambientais e prevenir acidentes de trabalho numa empresa.
Existe um processo de elaboração do orçamento, que normalmente envolve sete etapas.
- Organização do processo – É da responsabilidade do departamento de planeamento e orçamentação. As atribuições deste departamento são as seguintes:
- Comunicar as condutas de elaboração do orçamento;
- Gerir e comunicar todos os anos, a toda a organização, as regras respeitando todo o processo;
- Coordenar a comunicação entre toda a organização;
- Supervisionar e assistir em todo o processo;
- Analisar as propostas de orçamento e aconselhar;
- Gerir todo o processo de revisão orçamental durante o ano;
- Cuidar de todo o trabalho nos níveis mais operacionais (input ao orçamento);
- Gerir e controlar o orçamento, fazendo a analise real face à previsão (orçamento) tendo em conta os resultados e desvios, reportando informação aos gestores.
- Definição das regras e procedimentos a adotar – O primeiro ano do plano estratégico corresponde ao ponto de partida na elaboração do orçamento, através de estratégias definidas no plano corrigidas ou não pelos factos ocorridos desde a sua aprovação.
- Proposta de orçamento inicial – Seguindo as regras acima definidas, os responsáveis de cada equipa constroem a sua proposta de orçamento tendo em conta os recursos necessários para alcançar os objetivos.
- Negociação – Aqui é feita uma discussão da proposta de orçamento entre a hierarquia superior, de onde resultará a versão definitiva do orçamento.
- Revisão e aprovação – Após as negociações feitas, as restantes peças vão-se ajustando para procurar validar consistência e se submeter a versão definitiva.
- Revisões orçamentais – existem dois tipos de revisões: ordinários ou sistemáticos. Devem ser postas em prática quando não são alcançados os desempenhos desejados.
- Orçamento de contingência – Desta forma é providenciado uma forma rápida do orçamento ser ajustado em função da realidade.
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