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O que está a falhar na sua comunicação?

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O que está a falhar na sua comunicação?

O ser humano está em constante adaptação no seu dia a dia, e isso inclui a comunicação.

E portanto, temos de nos saber adaptar aos diferentes contextos e público, se queremos que as nossas mensagens sejam passadas de forma clara e eficaz.

Com certeza conhece a expressão “o importante não é o que diz, mas sim como o diz”, correto? Essa expressão acaba por ser uma explicação para tudo o que lhe vamos explicar neste artigo.

Comunicar com eficácia é muito importante para desenvolver tanto as relações como os negócios da melhor forma. Acaba por ser o fator que distingue um líder excecional de um debilitado, ou um amigo que é procurado do que é sempre esquecido.

Um dos erros que cometemos, é achar que comunicar é fácil, que basta falar, dizer o que queremos e partimos do principio que nos vão compreender sem nos tentarmos colocar no lugar da outra pessoa. E daí originam-se os mal entendidos, o mau ambiente, os conflitos.

Mas não se preocupe, pois existem algumas maneiras que o podem ajudar a comunicar melhor e a obter vantagens pessoais e profissionais.

  1. Prepare-se – Este ponto é particularmente importante quando se comunica com quadros superiores, e por isso convém pesquisar evidencias e fundamentos para antever possíveis obstáculos.
  2. Mantenha uma postura correta e uma linguagem corporal adequada – A linguagem corporal têm o poder de validar ou contradizer o que estamos a comunicar. Por isso é importante evitar ombros descaídos, levantar demasiado a cabeça, revirar os olhos, suspirar, cruzar os braços ou interromper o interlocutor. É importante saber ouvir até ao fim, caminhar com determinação e optar por gestos claros.
  3. Aprenda a ouvir – Ainda mais importante do que saber o que dizer, é saber ouvir, como já foi dito no ponto acima. Isto é, ouvir sem ter pressa para responder, e compreender as emoções passadas pelo interlocutor. Assim este vai sentir-se ouvido e compreendido proporcionando um aumento de bem-estar.
  4. Não desvie o olhar – Através do contacto ocular, é passado interesse e incentiva o interlocutor a desenvolver o tema.
  5. Faça uma pergunta ou um intervalo quando estiver sob demasiado pressão – Se estiver muito stressado, pode fazer uma leitura incorreta dos interlocutores e passará sinais errados. Por isso é preferível respirar, repetir a pergunta e aproveitar o tempo para se acalmar e recolocar as ideias no sítio.
  6. Tenha conteúdos preparados para conversas de circunstância – Para evitar os silêncios constrangedores com pessoas que não conhece bem, convém ter sempre um “plano”. Pode sempre passar por 4 tópicos como família, trabalho, lazer e sonhos.
  7. Procure ser claro no que quer transmitir – Caso esteja a comunicar com a sua equipa e sente que é um desafio, o melhor é simplificar a mensagem, removendo tudo o que não seja necessário. Focando-se apenas em esclarecer o seu objetivo final, o seu raciocínio e o seu plano.

Na área profissional é importante ter a competência de uma comunicação assertiva.

Através da comunicação assertiva, conseguimos passar informações com clareza, dinâmica e respeito, demonstrando inteligência social.

Quais são as características de um comunicador assertivo?

  • Inteligência emocional
  • Atenção aos gestos
  • Sentimento no discurso
  • Executar o que comunica
  • Motivação
  • Respeito
  • Caminhos alternativos
  • Soluções face a situações difíceis

E como é que consegue ser esta pessoa? Existem algumas dicas que o podem ajudar nisso, como : aprender a entender o outro, ouvir na essência, ter atenção à sua fala, acertar no momento, ser um bom intermediador e procurar evolução contínua.

Para comunicar com eficácia e assertividade, temos também de ser empáticos.

E o que é isto de empatia? Empatia é tão simples como : colocar-se nos “sapatos” da outra pessoa. Significa trata-lo como você gostaria de ser tratado!

Sente que sabe fazer isto tudo facilmente? Com o nosso Curso de Comunicar com Eficácia vai aprender a comunicar melhor, a gerar mais empatia, e melhor a sua vida tanto a nível pessoal como a profissional.

Está à espera de quê?

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