Norma ISO 45001: O que é? | ZONAVERDE

Blog

Norma ISO 45001: O que é?

curso-online-norma-iso-45001-zonaverde
ACADEMIA

Norma ISO 45001: O que é?

Já ouviu falar da norma ISO 45001?

Mas primeiro, de onde vem esta norma? Ou do que faz parte?

O SGSSO – Sistema de Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional é um elemento essencial na estratégia de gestão dos riscos nas organizacionais, que lhes permite:

  • Ter facilidade em desenvolver de forma contínua;
  • Cumprir os requisitos legais;
  • Ter a sua força de trabalho protegida.

E é aqui que chega a ISO 45001, visto que exige que a organização que tenha em consideração a expectativa dos seus stakeholders em relação à gestão da saúde e da segurança operacional. A organização determina quais as pessoas relevantes para o seu SGSSO e estabelece os requisitos importantes para as partes interessadas.

O objetivo da norma ISO 45001 (publicada em março de 2018) é fornecer um conjunto de processos que ajudam a melhorar a segurança do trabalho tanto nas cadeias de suplementos locais, como globais. Foi criada para ajudar as organizações de todos os tamanhos e setores económicos, de forma a diminuir lesões e doenças no local de trabalho em todo o mundo.

A ISO 45001 veio para mudar todas as estatísticas registadas em relação a acidentes e mortes resultantes em ambiente de trabalho, através do fornecimento de orientações úteis para melhorar a segurança dos trabalhadores em países de todo o mundo, visto ter sido criado pela ISO (International Organization for Standarnization) – organização fundada em 1946 na Suíça.

O desempenho das empresas e melhorias da Gestão de SSO acontece através:

  • Do aumento da consciencialização dos perigos e riscos, através de treinamento, comunicação e informação
  • Da avaliação do desempenho de SST e inserção de melhoria contínua;
  • Do desenvolvimento e implementação de políticas e objetivos de SST;
  • Do estabelecimento de processos que levem em consideração o seu contexto e tenha em conta os riscos e oportunidades;
  • Do envolvimento da direção, através da demonstração de liderança e comprometimento através do sistema de gestão SST;
  • Da identificação dos riscos e perigos de SST associados às atividades, com o objetivo de serem eliminados.

Além dos benefícios já ditos anteriormente, a ISO 45001, tem como vantagens:

Quanto à estrutura desta norma, é igual a todas as outras que estejam a associados aos Sistemas de Gestão publicadas pela ISO:

  1. Introdução
  2. Referência Normativa
  3. Termos e Definições
  4. Contexto da Organização
  5. Liderança
  6. Planeamento
  7. Apoio
  8. Operação
  9. Avaliação de Desempenho
  10. Melhoria

Um dos elementos fundamentais da gestão da saúde e segurança no trabalho (SST) é o processo de auditoria interna. Não só porque oferece uma avaliação periódica dos fatos consumados, mas também porque serve de orientação para a tomada de decisões e otimização dos procedimentos já existentes e futuros.

Tendo isto tudo em consideração, temos também de ter em atenção o pensamento estratégico baseado no risco, que passa por cinco fases:

  1. Estabelecimento do contexto
  2. Identificação do risco
  3. Análise do Risco
  4. Avaliação do Risco
  5. Tratamento do Risco

Havendo esta análise, e fazendo uma boa gestão do risco, vai-se ter um aumento da probabilidade de sucesso no cumprimento dos objetivos, através da identificação de oportunidades e ameaças, promovendo a proatividade em detrimento da reatividade.

Com o curso ISO 45001 – Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho, vai aprender a interpretar a Norma ISO 45001 e a aplicar todos os conhecimentos adquiridos na implementação, desenvolvimento e realização de auditorias internas a sistemas de gestão de segurança e saúde no trabalho, que já se viu ser bastante importante.

Não perca mais tempo e inscreva-se!

Deixe aqui o seu comentário