Geração Z: que hábitos de consumo têm? Serão mais influencers ou influenciáveis?
21/07/2022 2022-07-21 12:32Geração Z: que hábitos de consumo têm? Serão mais influencers ou influenciáveis?
Geração Z: que hábitos de consumo têm? Serão mais influencers ou influenciáveis?
Já ouviu falar da geração Z?
A geração Z é a definição da geração de pessoas nascidas entre a segunda metade dos anos 1990 até ao início de 2010. A letra Z, surge do termo zapping (ato de mudar rapidamente e repetidamente de canal de televisão ou frequência de rádio de forma a encontrar algo interessante).
Esta nova geração tem a capacidade de desenvolver múltiplas coisas ao mesmo tempo e são também capazes de influenciar os seus familiares.
As pessoas da geração Z são conhecidas por serem nativas digitais, tendo como principais características a compreensão de tecnologia e abertura social às tecnologias, e já não sabem viver sem o uso de internet, smartphones, notebooks, tablets, ipods, televisões de alta definição e de redes sociais como o Facebook, Instagram, TikTok, Twitter e Whatsapp.
Além disso:
- Estão constantemente ligados à internet;
- Sentem uma forte responsabilidade social e ambiental (temos como exemplo a ativista Greta Thunberg);
- Têm uma necessidade de interação e exposição das suas opiniões na internet;
- Estão acostumados a ter respostas e informações de forma instantânea;
- São ansiosos visto estarem habituados a processos rápidos;
- Têm dificuldade com hierarquias;
- Estão acostumados a likes nas redes socias, e precisam de constante e rápido feedback.
Quanto aos hábitos de consumo desta geração Z, as marcas deverão ter presente a importância de elaborar um bom produto, visto que esta é a geração mais digital, e vai sempre optar pelo mais fácil e imediato.
Geralmente, esta geração é um público que segue as tendências online preferindo a compra nos meios digitais, apesar de ainda frequentar também o comércio tradicional.
Como é que as empresas devem lidar com a Geração Z?
Para a geração Z, enquanto consumidores é importante ter em consideração:
- Mensagens diretas e honestas
Todos os consumidores esperam e valorizam honestidade por parte das marcas, mas para a geração Z a honestidade é um ponto fulcral, visto que pesquisam e informam-se bem antes de comprar.
Além disso, quando não existe a honestidade que esperam, eles não têm problema em mostrar publicamente o seu desagrado através de avaliações negativas ou publicações em redes sociais.
- Responsabilidade social das empresas
A geração Z está consciente dos problemas sociais e ambientais existentes, e por isso valoriza marcas que são amigas do ambiente e que respeitam os direitos humanos.
- Respeito pela individualidade
Assumindo-se como a geração mais tolerante à diferença, esta tem um grande respeito pela individualidade, e a melhor forma de marcas solucionarem, isto é, criando produtos ou serviços exclusivos e que permitam a personalização. Desta forma cada consumidor tem a sua própria identidade.
- Conteúdos interativos e atrativos
Estes jovens consomem vários tipos de conteúdo em simultâneo, por isso é inteligente da parte das marcas investirem em conteúdos de vídeos visualmente atrativos, e/ou fazer parcerias com influenciadores digitais, que também é algo muito consumido por esta geração.
- Consumo com propósito
A geração Z acredita que as empresas/marcas devem agir de forma a causar impactos positivos no meio ambiente, optando desta forma por compras sustentáveis, produtos que não tenham de ser descartados e produtos vegan.
- Gestão e funcionalidade
Esta geração é menos preocupada com a entrega dos seus dados pessoais visto que cresceu a fazê-lo e a publicar conteúdos nas redes.
No entanto, preocupam-se bastante com a falta de funcionalidade de produtos ou serviços, podendo desistir a meio de um processo de compra caso se deparem com problemas.
- Chat de apoio ao cliente
A maioria destes jovens prefere comunicar através de mensagens em vez de falar por chamada. Por isso na hora de resolver problemas ou esclarecer dúvidas, vão dar preferência a empresas/marcas que tenham apoio através de chat ou que respondam nas redes sociais.
É importante que as empresas e marcas se saibam adaptar a esta geração Z, uma vez que esta representa uma nova geração de consumidores e influenciadores.
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