Auditorias internas de qualidade são relevantes?

Blog

Auditorias internas de qualidade são relevantes?

Qualificação de Auditores Internos da Qualidade ISO 9001
ACADEMIA

Auditorias internas de qualidade são relevantes?

Certamente que já ouviu falar de auditorias internas…

Mas realmente sabe a sua importância?

Uma empresa que realize internamente uma auditoria, tem a capacidade de avaliar estrategicamente, a eficácia do sistema de gestão de qualidade, e corrigir possíveis não conformidades através de um conjunto de procedimentos . É uma etapa importante, sendo que assim, antecipa-se a uma auditoria externa obtendo melhores resultados.

Executando este procedimento de avaliação interna, tem a capacidade de avaliar antigas ações  realizadas pelos colaboradores, através do programa de auditoria, relatórios e planos de ação. Consegue, desta forma, compreender se as auditorias estão a ser eficazes.

Já ouviu falar da norma ISO 9001?

Se nunca ouviu, iremos explicar em que consiste.

Esta norma, estabelece as regras para a implementação e manutenção operativa, de um sistema de Gestão de Qualidade.

Numa auditoria interna, devemos realizar algumas etapas para sermos bem sucedidos, numa fase inicial, deve ser marcado a data da auditoria e a lista de ações a efetuar. De seguida podemos passar para a execução do plano, realizar uma reunião de abertura, executar a auditoria, consoante o plano efetuado e redigir o relatório. Numa fase final, efetuar uma reunião de fecho e definir as ações a tomar, implementa-las e analisar a sua eficácia.

Posto isto, compreendemos que um auditor é uma peça fundamental neste processo, sendo que é o responsável pelo planeamento e acompanhamento da auditoria para um sistema de gestão de qualidade. Após essa avaliação, deve realizar um relatório detalhado, destacando as não conformidades e pontos de melhoria a efetuar, cumprindo assim as regras da norma ISO 9001.

Os auditores, que são capacitados para certificar este sistema de qualidade, possuem um papel crucial na transmissão de confiança dos consumidores.

Torne-se Auditor interno da Qualidade (ISO 9001).

Autor: José Ferreira

Deixe aqui o seu comentário