Mapas Mentais e a sua importância!
12/05/2022 2022-05-12 11:31Mapas Mentais e a sua importância!
Mapas Mentais e a sua importância!
Os Mapas Mentais, consistem em hierarquizar e facilitar a memorização de uma tarefa, de forma criativa.
Os Mapas Mentais foram criados por Tony Buzan, um psicólogo, escritor e consultor em educação, em 1970. A sua criação foi com o intuito de facilitar a gestão de informação, memorizar pontos importantes, alcançar e resolver um problema.
Para criarmos um mapa mental, apenas necessitamos, de papel, canetas e criatividade.
O modelo foi concebido através de um tópico, ou seja, numa folha em branco é escrito o tema central, constituindo assim o seu pensamento e organizando as informações à sua volta, utilizando setas para os principais tópicos relacionados ao tema em destaque, e assim sucessivamente com sub-tópicos. O ideal é escrever do centro da folha para as extremidades.
Anotou palavras-chave e conceitos que podem ajudar na memorização do tema, como se fosse uma espécie de diagrama. Adicionou cores e desenhos para chamar a atenção e facilitar a sua perceção, representado assim as ideias através de imagens, símbolos ou palavras.
Não existe uma área especifica para utilizar os Mapas Mentais, uma das suas vantagens é a sua versatilidade. Podemos criar um Mapa Mental, seja para estudar para um exame escolar, para uma apresentação na sua empresa ou para ajudar na gestão de tarefas.
É uma ferramenta muito útil que podemos utilizar basicamente em qualquer ambiente e em qualquer momento. A sua utilização, é principalmente para facilitar a memorização de diferentes tipos de conteúdo, com o Mapa Mental temos a capacidade de seguir uma linha de pensamento facilitando assim o raciocino e perceção do tema.
Com diversas informações e processos para assimilar é complicado processar tudo. Desta forma, temos a capacidade de organizar toda a informação importante, não prejudicando assim o nosso desempenho. Ao utilizar esta ferramenta, temos a capacidade de colocar toda a informação de forma simplificada em papel, com o reforço visual conseguimos memorizar mais facilmente.
Com o Mapa Mental, temos a capacidade de expressar toda a nossa originalidade. Podemos acrescentar ilustrações no diagrama, legendas, vários tipos de cores para destacar algum tópico ou sub-tópico. Dessa forma, conseguimos aprofundar a nossa sabedoria e criar um Mapa Mental visualmente mais agradável.
É uma ferramenta, vantajosa, para utilizar em ambiente empresarial.
Quer aprender a construir um Mapa Mental, para organizar e estruturar os projetos com maior clareza e criatividade?
Autor: José Ferreira