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O “Era uma vez”…também resulta nas empresas?

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O “Era uma vez”…também resulta nas empresas?

“Era uma vez…”

Estas três palavrinhas fazem lembrar-lhe algo?

Provavelmente a sua avó contava histórias à sua mãe, que por sua vez contava a si, e ficaram-lhe na memória.

Ouvir e contar boas histórias faz parte da natureza humana, acabando por ser uma forma de valorizar e transmitir memórias, sentimentos, valores e tradições.

O que é Storytelling?

Podemos definir Storytelling como a arte de contar histórias.

Esta técnica pode ser utilizada na literatura, cinema, teatro, TV, através do uso de uma grande variedade de linguagens, conceitos e ferramentas.

A estratégia utilizada nesta técnica é criar narrativas que façam com que o público se sinta conectado e se identifique com a mensagem transmitida, que acaba por mexer com as suas emoções e sentimentos.

Storytelling no mundo do trabalho

Além disso, é uma ferramenta bastante útil na comunicação empresarial, visto ser um grande recurso de comunicação, que nos permite conhecer e conectar com outras pessoas, além de transmitirmos mensagens e ampliarmos/partilharmos conhecimentos.

Embora na comunicação empresarial o Storytelling não tenha o glamour que tem no cinema e  na literatura, tem imenso valor prático, tendo utilidade para os profissionais da área, que conseguem assim ampliar a sua eficiência e eficácia, com foco específico nas comunicações internas ou externas das organizações.

Quando o Storytelling é utilizado na comunicação interna, os colaboradores conectam-se uns aos outros e à própria empresa, visto identificarem-se com o que é comunicado.

Porque deve fazer Storytelling corporativo?

Além das histórias terem o poder de nos sensibilizar e fazer acreditar numa ideia, histórias também vendem, e nós gostamos de comprar.

E se as mensagens ou normas nos forem transmitidas de forma fria, não nos vamos sentir tão inclinados para a compra.

Através do Storytelling, temos o efeito oposto, tem como benefícios:

  • Ajuda a consolidar a marca
  • Reforça as crenças e conexões emocionais
  • Educa e ilustra os princípios éticos da empresa
  • Ajuda no treinamento dos colaboradores
  • Facilita a comunicação interna
  • Aumenta a probabilidade de se obter a atenção desejada
  • Modela e transforma a cultura organizacional da empresa

Como utilizar Storytelling no trabalho?

  1. Utilize as personagens da empresa

Através da utilização dos colaboradores da própria empresa como protagonistas da história, estes vão sentir-se representados, valorizados e vistos pela companhia.

  • Utilize aspetos vocais e corporais

Além do uso de palavras, é importante que o storyteller esteja atento aos aspetos não-verbais, como por exemplo a postura corporal e as variações no tom de voz. São aspetos que acabam por enriquecer a história, e facilitam na perceção por parte dos ouvintes.

  • Apresente uma história cativante

Para se causar impacto com a técnica de Storytelling é necessário apresentar uma história e narrativa. 

  • Incentive a imaginação dos seus ouvintes

De forma a que o ouvinte consiga compreender e se envolver com a história, é importante que se consiga incentivá-lo a imaginar-se dentro da própria história, através do uso de uma narrativa que tenha aspetos linguísticas, vocais e corporais.

  • Vá alternando o formato do conteúdo

A forma como passamos a mensagem vai influenciar a receção por parte do público, por isso a variação do formato dos canais é útil. Ao narrarmos para diferentes tipos de público, é bom que se mude a maneira como se comunica, para promover diferentes experiências.

  • Utilize todas as informações necessárias

É útil que se saiba qual a mensagem que queremos passar, qual a visão do mundo que o nosso ouvinte tem.

  • Seja interativo

É importante que a técnica Storytelling tenha interação entre o storyteller e os ouvintes. Desta forma, o storyteller vai conseguir adaptar a história conforme a reação e envolvimento dos ouvintes.

Agora que viu a importância e a diferença que o Storytelling pode trazer para a sua empresa, precisa de uma ajuda para o incorporar? Nós ajudamos!

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