Conflitos em empresas: 7 soluções infalíveis
28/10/2022 2022-08-31 15:16Conflitos em empresas: 7 soluções infalíveis
Conflitos em empresas: 7 soluções infalíveis
Trabalhar com várias pessoas, que têm personalidades diferentes, maneiras de trabalhar diferentes, inevitavelmente gera conflitos.
Esses conflitos são normais, mas é necessário que haja uma boa gestão de conflitos, para que haja uma harmonia no clima da organização e a integração entre todas as pessoas e equipas.
O que é a gestão de conflitos?
Os conflitos dentro das organizações resultam da divergência de opiniões ou perspetivas que ao gerar descontentamento entre as pessoas, resultam numa má qualidade da relação entre a equipa.
Havendo um mau ambiente dentro da empresa, as pessoas vão sentir-se mais desmotivadas, stressadas, individualistas, e não só afeta as relações com os colegas mas também com os clientes e fornecedores.
Como foi dito acima, é normal que haja conflitos, porque as pessoas não vão pensar sempre da mesma forma – não somos todos iguais – mas, se essa divergência de ideias afetar a produtividade, é essencial que se comece a pensar em maneiras de acabar com os problemas.
A gestão dos conflitos tem esse mesmo objetivo, de equilibrar o nível de conflitos dentro das organizações, através de estratégias, para que as relações sejam saudáveis e a produtividade não seja prejudicada.
Quais são as principais causas de conflitos nas organizações?
Os conflitos organizacionais podem ter diferentes causas – emocionais e profissionais.
Como causas emocionais podemos referir as diferenças de personalidade; divergência de valores e interferências de status.
As que são consideradas principais causas são os diferentes objetivos e metas; disputas pelos recursos; as atividades que existem interdependentes no trabalho e as diferenças de informação e perceção.
Pode também ser considerado motivo o excesso de competição no ambiente de trabalho, as mudanças na empresa que acabam por gerar medo/tensão nos colaboradores e a escassez de recursos necessários.
Quais são os benefícios de uma boa gestão de conflitos?
- Melhoria do desenvolvimento pessoal dos profissionais
- Aumento da motivação
- Ambiente renovado/positivo
- Melhoria no trabalho de equipa
- Esclarecimento das perceções de cada trabalhador
- Foco não só nas necessidades individuais, mas também nas compartilhadas
- Construção de um poder compartilhado
- Criação de novas opções
- Estabelecimento de acordos com mútuos benefícios
Quais são as soluções para esses conflitos?
- Conheça a sua equipa
Procure aproximar-se de cada membro da equipa de forma a saber mais sobre as suas preferências, desejos, gostos pessoais.
Se conhecer bem cada um, é mais fácil saber como acabar com os conflitos.
- Facilite a comunicação no ambiente de trabalho – diálogo e empatia
É importante que haja uma boa comunicação, para evitar a falta de informação.
Além disso, se mostrarmos empatia, estamos a criar uma relação de maior confiança entre todos.
- Identifique a raiz do problema
É preciso ouvir ambas as partes, para realmente entender a causa do problema, e ser mais fácil resolvê-lo.
- Mostre sempre soluções win-win
Só existe uma verdadeira resolução do problema, se ambas as partes ficarem a beneficiar. Isto faz-se através de uma alternativa inovativa, que nem sempre é fácil mas é possível.
- Estabeleça um prazo para a resolução
Ao estabelecer prazos, vai haver mais pressão para que haja diálogo entre as partes envolvidas no conflito, e é possível manter a objetividade para que se garanta a resolução dos mesmos.
- Crie um sistema de gestão de conflitos
Ao criar um sistema que trate dos possíveis conflitos, vai haver iniciativas de prevenção e conciliação dos mesmos.
Isto pode ser através da criação de programas que treinem os profissionais com técnicas de resolução de conflitos; de canais de comunicação que recebam reclamações e sugestões; coleta de feedbacks sobre o ambiente de trabalho; entre outros métodos.
- Motive a sua equipa
Juntar as equipas nas datas importantes, oferecer prémios e brindes quando se chega aos objetivos, são boas maneiras de motivar a equipa e manter uma boa relação entre todos.
Quer aprender a colocar todas estas medidas em prática? Nós ajudamos!