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Conflitos em empresas: 7 soluções infalíveis

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Conflitos em empresas: 7 soluções infalíveis

Trabalhar com várias pessoas, que têm personalidades diferentes, maneiras de trabalhar diferentes, inevitavelmente gera conflitos.

Esses conflitos são normais, mas é necessário que haja uma boa gestão de conflitos, para que haja uma harmonia no clima da organização e a integração entre todas as pessoas e equipas.

O que é a gestão de conflitos?

Os conflitos dentro das organizações resultam da divergência de opiniões ou perspetivas que ao gerar descontentamento entre as pessoas, resultam numa má qualidade da relação entre a equipa.

Havendo um mau ambiente dentro da empresa, as pessoas vão sentir-se mais desmotivadas, stressadas, individualistas, e não só afeta as relações com os colegas mas também com os clientes e fornecedores.

Como foi dito acima, é normal que haja conflitos, porque as pessoas não vão pensar sempre da mesma forma – não somos todos iguais – mas, se essa divergência de ideias afetar a produtividade, é essencial que se comece a pensar em maneiras de acabar com os problemas.

A gestão dos conflitos tem esse mesmo objetivo, de equilibrar o nível de conflitos dentro das organizações, através de estratégias, para que as relações sejam saudáveis e a produtividade não seja prejudicada.  

Quais são as principais causas de conflitos nas organizações?

Os conflitos organizacionais podem ter diferentes causas – emocionais e profissionais.

Como causas emocionais podemos referir as diferenças de personalidade; divergência de valores e interferências de status.

As que são consideradas principais causas são os diferentes objetivos e metas; disputas pelos recursos; as atividades que existem interdependentes no trabalho e as diferenças de informação e perceção.

Pode também ser considerado motivo o excesso de competição no ambiente de trabalho, as mudanças na empresa que acabam por gerar medo/tensão nos colaboradores e a escassez de recursos necessários.

Quais são os benefícios de uma boa gestão de conflitos?

  • Melhoria do desenvolvimento pessoal dos profissionais
  • Aumento da motivação
  • Ambiente renovado/positivo
  • Melhoria no trabalho de equipa
  • Esclarecimento das perceções de cada trabalhador
  • Foco não só nas necessidades individuais, mas também nas compartilhadas
  • Construção de um poder compartilhado
  • Criação de novas opções
  • Estabelecimento de acordos com mútuos benefícios

Quais são as soluções para esses conflitos?

  1. Conheça a sua equipa

Procure aproximar-se de cada membro da equipa de forma a saber mais sobre as suas preferências, desejos, gostos pessoais.

Se conhecer bem cada um, é mais fácil saber como acabar com os conflitos.

  • Facilite a comunicação no ambiente de trabalho – diálogo e empatia

É importante que haja uma boa comunicação, para evitar a falta de informação.

Além disso, se mostrarmos empatia, estamos a criar uma relação de maior confiança entre todos.

  • Identifique a raiz do problema

É preciso ouvir ambas as partes, para realmente entender a causa do problema, e ser mais fácil resolvê-lo.

  • Mostre sempre soluções win-win

Só existe uma verdadeira resolução do problema, se ambas as partes ficarem a beneficiar. Isto faz-se através de uma alternativa inovativa, que nem sempre é fácil mas é possível.

  • Estabeleça um prazo para a resolução

Ao estabelecer prazos, vai haver mais pressão para que haja diálogo entre as partes envolvidas no conflito, e é possível manter a objetividade para que se garanta a resolução dos mesmos.

  • Crie um sistema de gestão de conflitos

Ao criar um sistema que trate dos possíveis conflitos, vai haver iniciativas de prevenção e conciliação dos mesmos.

Isto pode ser através da criação de programas que treinem os profissionais com técnicas de resolução de conflitos; de canais de comunicação que recebam reclamações e sugestões; coleta de feedbacks sobre o ambiente de trabalho; entre outros métodos.

  • Motive a sua equipa

Juntar as equipas nas datas importantes, oferecer prémios e brindes quando se chega aos objetivos, são boas maneiras de motivar a equipa e manter uma boa relação entre todos.

Quer aprender a colocar todas estas medidas em prática? Nós ajudamos!

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