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Qual é o papel de um e-formador?

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Qual é o papel de um e-formador?

O que é um e-formador?

Bem, podemos começar pelo prefixo e-. Este vem das palavras virtual ou online. Um e-formador é a pessoa responsável por planear, implementar, orientar, monitorar e avaliar uma ação de formação em regime de e-learning.

A necessidade destes profissionais cada vez é maior, visto que cada vez mais vemos cursos online.

Para que a aprendizagem seja sempre mais enriquecedora, é importante que o e-formador consiga ter um conjunto de estratégias pedagógicas que facilitem a participação dos formandos.

No âmbito e-learning, as estratégias podem dividir-se entre síncronas e assíncronas.

  1. Dentro da comunicação e formação síncrona existe simultaneidade na interação entre os participantes, através de:

1.1 Chat

Permite o contacto imediato com o formador, de forma a que se forneça feedback direto e também o contacto entre dois ou mais formandos de onde podem surgir conselhos úteis;

Dentro deste meio, existem as sessões de chat, onde é importante planear e preparar as sessões; anunciar/agendar antecipadamente; definir as regras de participação; limitar a duração; limitar o número de participantes; respeitar os horários definidos e  manter o chato dentro do tópico definido.

  1. Áudio e videoconferência

Aqui é necessário que os formadores usem estratégias que estimulem a participação, de forma a ser interativo.

  1. Quadros brancos e partilha de apps

Ao decorrer uma sessão de chat, é vantajoso que haja um tempo para apurar se restaram dúvidas, através de inquéritos, por exemplo.

  • Já na comunicação e formação assíncrona, a comunicação e ensino é feito de forma intermitente e com diferença temporal entre os participantes. Através de:

2.1 Correio eletrónico e listas de distribuição

É útil para a distribuição de documentos, anúncios, avisos; mensagens de acolhimento ao curso; comunicação entre formador e formando ou comunicação entre membros de trabalho.

2.2 Fórum de discussão

Estes fóruns podem ser utilizados para suporte de várias atividades, como: apresentação dos participantes; brainstorming; discussão orientada; discussão livre; debates e apresentação e avaliação de trabalhos.

Para utilizar o fórum de discussão é preciso definir as regras de funcionamento; manter o funcionamento; moderar as discussões, entre outras.

2.3 Testes, questionários e trabalhos práticos

Para que as formações e-learning tenham sucesso, é importante planear os cursos que estão previstos existir.

É necessário que os objetivos do curso sejam esclarecidos, bem como os conhecimentos/competências e habilidades que os formandos irão ter no final deste.

Além disso, é preciso definir o modelo (online/misto), estrutura do curso, ritmo de trabalho e definição do seu calendário.

Hywel Thomas da Training Foundation, considera que os e-formadores podem possuir as 4 qualidades (4 P’S):

  • Positivo
  • Proativo
  • Paciente
  • Persistente

Já Berge, enumera 4 áreas em que os formadores devem atuar:

  • Pedagógica
  • Social
  • Gestão
  • Técnica

Para Collison, o papel do e-formador pode ser dividido em 3 categorias:

  • Guia “não participante”
  • Instrutor ou líder de projeto
  • Líder do processo de grupo

Seja a abordagem que analisemos, é notório que para se ser e-formador, é necessário haver uma disponibilidade e vontade de constante aprendizagem, e disponibilidade para mudança e adaptabilidade.

Com o curso de E-formador, vai conseguir adaptar-se à atualidade, e aprender tudo o que é necessário para começar a trabalhar na área.

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