Qual é o papel de um e-formador?
15/08/2022 2022-07-06 18:04Qual é o papel de um e-formador?
Qual é o papel de um e-formador?
O que é um e-formador?
Bem, podemos começar pelo prefixo e-. Este vem das palavras virtual ou online. Um e-formador é a pessoa responsável por planear, implementar, orientar, monitorar e avaliar uma ação de formação em regime de e-learning.
A necessidade destes profissionais cada vez é maior, visto que cada vez mais vemos cursos online.
Para que a aprendizagem seja sempre mais enriquecedora, é importante que o e-formador consiga ter um conjunto de estratégias pedagógicas que facilitem a participação dos formandos.
No âmbito e-learning, as estratégias podem dividir-se entre síncronas e assíncronas.
- Dentro da comunicação e formação síncrona existe simultaneidade na interação entre os participantes, através de:
1.1 Chat
Permite o contacto imediato com o formador, de forma a que se forneça feedback direto e também o contacto entre dois ou mais formandos de onde podem surgir conselhos úteis;
Dentro deste meio, existem as sessões de chat, onde é importante planear e preparar as sessões; anunciar/agendar antecipadamente; definir as regras de participação; limitar a duração; limitar o número de participantes; respeitar os horários definidos e manter o chato dentro do tópico definido.
- Áudio e videoconferência
Aqui é necessário que os formadores usem estratégias que estimulem a participação, de forma a ser interativo.
- Quadros brancos e partilha de apps
Ao decorrer uma sessão de chat, é vantajoso que haja um tempo para apurar se restaram dúvidas, através de inquéritos, por exemplo.
- Já na comunicação e formação assíncrona, a comunicação e ensino é feito de forma intermitente e com diferença temporal entre os participantes. Através de:
2.1 Correio eletrónico e listas de distribuição
É útil para a distribuição de documentos, anúncios, avisos; mensagens de acolhimento ao curso; comunicação entre formador e formando ou comunicação entre membros de trabalho.
2.2 Fórum de discussão
Estes fóruns podem ser utilizados para suporte de várias atividades, como: apresentação dos participantes; brainstorming; discussão orientada; discussão livre; debates e apresentação e avaliação de trabalhos.
Para utilizar o fórum de discussão é preciso definir as regras de funcionamento; manter o funcionamento; moderar as discussões, entre outras.
2.3 Testes, questionários e trabalhos práticos
Para que as formações e-learning tenham sucesso, é importante planear os cursos que estão previstos existir.
É necessário que os objetivos do curso sejam esclarecidos, bem como os conhecimentos/competências e habilidades que os formandos irão ter no final deste.
Além disso, é preciso definir o modelo (online/misto), estrutura do curso, ritmo de trabalho e definição do seu calendário.
Hywel Thomas da Training Foundation, considera que os e-formadores podem possuir as 4 qualidades (4 P’S):
- Positivo
- Proativo
- Paciente
- Persistente
Já Berge, enumera 4 áreas em que os formadores devem atuar:
- Pedagógica
- Social
- Gestão
- Técnica
Para Collison, o papel do e-formador pode ser dividido em 3 categorias:
- Guia “não participante”
- Instrutor ou líder de projeto
- Líder do processo de grupo
Seja a abordagem que analisemos, é notório que para se ser e-formador, é necessário haver uma disponibilidade e vontade de constante aprendizagem, e disponibilidade para mudança e adaptabilidade.
Com o curso de E-formador, vai conseguir adaptar-se à atualidade, e aprender tudo o que é necessário para começar a trabalhar na área.