Principais requisitos da Norma ISO 14001 | ZONAVERDE

Blog

Principais requisitos da Norma ISO 14001

curso-online-norma-iso-14001-zonaverde
ACADEMIA Sem Categoria ZONAVERDE

Principais requisitos da Norma ISO 14001

Cada vez mais, a responsabilidade ambiental para os clientes, consumidores e investidores em relação aos produtos e serviços, é um requisito importante para a permanência e destaque no mercado. E por isso surgiram os SGA – Sistemas de Gestão Ambiental.

As organizações que cumprem as normas ambientais e demonstram preocupações com o meio ambiente são mais valorizadas.

E além de passarem uma melhor imagem, estão a eliminar riscos e custos desnecessários, portanto acaba por se “juntar o útil ao agradável”.

É aqui que a ISO 14001 pode ser uma grande aliada, pois reúne requisitos para uma gestão eficaz dos aspetos ambientais no que diz respeito às atividades das organizações, tendo em atenção a proteção do ambiente, cumprimento da legislação, prevenção da poluição e necessidades socioeconómicas.

As organizações que cumprem a norma ISO 14001 ficam com uma boa reputação, tanto externamente como internamente: externamente pelo facto de criarem novas oportunidades de negócios, com clientes preocupados com o ambiente e internamente pois acaba por gerar um bom ambiente, ética e motivação entre os colaboradores.

Para que serve a norma ISO 14001?

Esta norma assenta na metodologia do ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) – (Planear-Executar-Verificar-Agir).

E apresenta vários benefícios como:

  • Compromisso ambiental
  • Redução de riscos de acidentes e sanções ilegais
  • Captação de novos clientes
  • Melhoria da performance
  • Incorporação de normas mais seguras
  • Gestão da reputação da empresa/aumento de credibilidade
  • Redução dos custos de desperdício, distribuição, consumo de energia e materiais

Para que se implemente esta norma, é preciso atender a certos requisitos, que são:

  1. Os requisitos gerais

É necessário que a organização cumpra, documente, implemente e mantenha de forma correta o sistema de gestão ambiental, conforme os requisitos legais que têm a ver com a Norma ISO 14001.

Além disso, a norma requer que a organização controle e aplique todos os requisitos legais aplicáveis à sua atividade em relação ao meio ambiente.

Ou seja, todas as leis ambientais em que a organização se enquadre, têm de ser 100% cumpridas.

  • A política ambiental

A política ambiental da organização tem de ser documentada e comunicada, tanto aos funcionários como ao público. É considerado o principal condutor do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), visto estabelecer a estratégia ambiental.

É importante que se adeque à natureza e impactos ambientais, tendo como compromisso a melhoria contínua.

  • O planeamento

É importante que se planeie o SGA, para definir os procedimentos e identificar os impactos ambientais que se poderá ter com as atividades e processos.

  • A implementação e operação

As funções e responsabilidades dentro da organização devem ser definidas, documentadas e comunicadas a toda a equipa, de forma o SGA seja eficiente.

Além de ser necessário assegurar os recursos necessários para a implementação e controlo do sistema de gestão.

  • A verificação

Para haver uma maior facilidade em monitorar e medir as principais atividades que possam causar impactos significativos no meio ambiente, a empresa deve elaborar e documentar todos os procedimentos.

Desta forma, é possível observar-se se há não conformidades com a norma ISO 14001, e caso haja, tomar medidas que minimizem os impactos.

Além disto, também é necessário ter em atenção: aos produtos e serviços; às condições nas quais o sistema funciona e as atividades desenvolvidas dentro da organização.

Já viu tudo o que a sua empresa pode beneficiar com a ISO 14001?

Além de estar a dar o grande passo para o desenvolvimento sustentável, vai conseguir aumentar a sua credibilidade, melhorar a sua imagem, ter mais vantagens estratégicas, o fortalecimento com organizações ambientalistas e sócios acionistas, e tantas outras vantagens que foram descritas ao longo do artigo.

Precisa de nossa ajuda para aprender a implementar?

Deixe aqui o seu comentário