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Sabe como criar conteúdos impactantes?

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Sabe como criar conteúdos impactantes?

Já todos sabemos que o Marketing Digital se está a tornar cada vez mais importante, e indispensável para as empresas, e dentro disso, temos o Marketing de Conteúdo.

Além de estar presente na internet, é importante saber como se colocar de forma a ganhar mais atenção do público certo para se destacar no meio de tanta concorrência.

Marketing de Conteúdo: já tinha ouvido falar?

Este tipo de marketing é considerado pelos especialistas uma das melhores e mais modernas estratégias de aquisição de clientes, fazendo assim crescer rede de clientes através da criação de conteúdo relevante.

A importância aqui é precisamente o conteúdo, que vai dar a sensação de benefício para quem lê. Ou seja, aqui a estratégia não é só vender, mas sim resolver problemas, esclarecer dúvidas ou ensinar algo. Consequentemente, gera a venda.

Visto que o objetivo aqui não é só vender mas sim também ajudar, o público passa automaticamente a ter uma visão positiva sobre a marca, visto que, quando precisou esta estava lá.

Como fazer Marketing de Conteúdo?

A estratégia de Marketing de Conteúdo passa por levantar e documentar todos os pontos necessários antes de passar para a prática. Estando dividida em cinco etapas:

  1. Planeamento: Na primeira etapa são definidas as pessoas responsáveis pelas tarefas, e também como atingirão as metas;
  2. Elaboração da persona: Quando se desenvolve a persona, a criação de conteúdos torna-se mais fácil visto que já se sabe para quem devemos direcioná-los;
  3. Criação de conteúdo: Os conteúdos podem ser feitos em vários formatos, desde que adaptados ao público-alvo (por ex.: vídeos, posts, emails,etc);
  4. Distribuição: Após produzir os conteúdos, é preciso promovê-los diferentes canais em que a persona se encontra;
  5. Avaliação dos resultados: Para termos a certeza de que as ações definidas estão a ter resultado, é necessário analisar os dados referentes ao tráfego, interações sociais, networking e SEO.

Quais as razões para fazer Marketing de Conteúdo?

Podem ser enumeradas várias, como:

  • Aumento do acesso ao seu site
  • Gera brand awareness
  • Aumento da adesão à marca
  • Educa o mercado
  • Gera vendas
  • Impulsiona a geração de leads
  • Aumenta o lifetime-value
  • Reduz o Custo de Aquisição de Clientes

Para que uma marca seja bem recebida pelo consumidor, convém ter uma proposta de valor bem estruturada. Ou seja, antes de lançar produtos, um plano de redes sociais ou fazer marketing de conteúdo, é necessário definir a proposta de valor da marca.

E para isso, podemos analisar vários tipos de benefícios que podem integrar uma proposta de valor para uma marca, entre os quais:

  • Funcionais
  • Sensoriais
  • Relacionais
  • Intelectuais
  • Emocionais

Numa estratégia de construção de uma marca, pode haver uma fusão de vários benefícios, cabendo aos profissionais de marketing saberem identificar os benefícios que vão responder melhor às necessidades e expectativas dos consumidores.

Após termos uma persona bem estruturada, é importante escolher em quais dos canais vamos distribuir o conteúdo.

Dito isto, temos vantagens e desvantagens:

  • Blog – geralmente é o alicerce uma estratégia de Marketing de Conteúdo, visto oferecer uma gama de possibilidades. O maior benefício é que todo o tráfego fica para si, não ficando sujeito perder a audiência para um trafego prestado noutra plataforma.
  • Redes sociais – Tem como benefícios a divulgação da marca, geração de tráfego para o blog, oportunidade de vendas.
  • Vídeos – É de fácil consumo em vários dispositivos e possui uma alta perceção de valor por quem assiste.
  • Materiais como, por exemplo, ebooks – Mostram que a empresa é de alguma forma, autoridade em algum assunto. Tem também a capacidade de gerar leads e aumentar a base de dados.
  • Email – Tem como vantagens a previsibilidade de alcance e o custo baixo.
  • Outros – revistas, jornais, webinars,…

Já se deu conta da importância que hoje o Marketing de Conteúdo tem?

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