Blog

7 técnicas para alcançar uma escrita criativa

artigo-blog-7-tecnicas-para-alcancar-escrita-criativa-zonaverde
DESENVOLVIMENTO PESSOAL GESTÃO DE PESSOAS E SOFT SKILLS GESTÃO E ESTRATÉGIA

7 técnicas para alcançar uma escrita criativa

A escrita…Escrever não é uma tarefa banal e torna-se desafiante quando se trata de escrever para cativar a ler. E nem toda a gente possui essa técnica!

Muitas das vezes deparamo-nos com situações de um fluxo de ideias tão grande que a maior dificuldade é a capacidade de transmiti-las para o papel da maneira que desejamos. A nossa mente é a nossa maior ferramenta de criatividade e esta necessita de ser trabalhada e, ao mesmo tempo, libertada do stress em que vivemos no nosso dia a dia. Neste artigo, selecionamos as 7 melhores técnicas que lhe serão úteis no progresso de uma escrita criativa e ferramentas para seguir hábitos saudáveis para a sua mente.

1. Cultive o hábito de leitura

Ao analisarmos a nossa rotina, constatamo-nos com a falta de tempo para a leitura. Existe sempre algo que surge em primeiro plano: as redes sociais ou até mesmo acabar a temporada daquela série fixe na Netflix. A verdade é que, se dispensarmos meia hora do nosso dia para a leitura e se a vontade de atingir uma escrita criativa for grande, não será um problema de tempo. A escrita e a leitura completam-se! E esta não só ajuda a desenvolver as suas capacidades criativas, mas também aumenta o seu vocabulário, a expressão de ideias e cria hábitos saudáveis para a sua mente e corpo.

2. Anote as ideias que lhe surgem num papel ao longo do dia

Ter um bloco e uma caneta sempre presentes não é difícil nem causa nenhum transtorno. E sempre será mais interessante anotar as nossas ideias no bloco de notas de papel do que no bloco de notas do telemóvel, não é verdade?

Apontar ideias, frases que gostamos, algo que ouvimos, ideias que foram sugeridas, letra de uma música que desconhecemos ou até expressar no papel a forma como nos sentimos. Todas essas anotações ajudarão na organização da mente e no desenvolvimento do espírito criativo.

3. Interesse-se por temas que não conhece

Desenvolver a nossa curiosidade sobre vários assuntos também é um fator que desempenha um papel importante na evolução da nossa criatividade. Ser curioso não significa que temos de estudar ao pormenor um determinado assunto. Apenas tentar saber um pouco mais de tudo, o que causará a nossa pesquisa na internet e a leitura será indispensável. E quem sabe se não despertará mais curiosidade ainda?

4. Escreva diariamente

A escrita é uma técnica que precisa de prática. O que a gente não pratica, a gente desaprende! Por isso, torne o hábito de escrita uma rotina sua que não precisa de ocupar muito tempo. Tal como a leitura, basta dispensar meia hora ou até menos, do seu dia para se dedicar a escrever seja o que for: um texto narrativo, uma notícia, um artigo sobre algo que você gosta. Depois disso, pode reler no dia seguinte, aí a nossa perspetiva acerca da transmissão de ideias para o papel torna uma perspetiva mais clara e apercebemo-nos com mais facilidade do que queremos mudar e como o fazer. Mesmo sem inspiração: escreva!

5. Escreva para o leitor específico

Quando damos início à escrita sobre determinado assunto, é fundamental caracterizar o leitor que terá interesse no tema. O uso de linguagem apropriada, a forma de especificar o conteúdo do texto para o nosso público e criar um título cativante para o mesmo, são fatores que temos de ter em conta quando escrevemos para um segmento. Por isso, metermo-nos no lugar do leitor e percebermos se iriamos ter interesse em começar a leitura e dar continuidade à mesma é um “must” na escrita criativa.

6. Construa frases com um fluxo de ideias lógico

A construção das frases é o ponto mais importante de um texto. As frases de leitura simples e com ideias claras são facilmente entendidas pelo leitor. O seguimento das ideias tem de ser lógico para quem lê de forma a não baralhar a sua leitura e não provocar o esquecimento e/ou desentendimento do que foi lido anteriormente.

Depois de escrevermos um texto, devemos sempre dar uma pausa para rele-lo e conseguir corrigir da melhor maneira, se necessário.

A escrita criativa é uma ferramenta que todos possuímos, ela apenas precisa de ser trabalhada de forma a desenvolver o nosso espírito criativo. A implementação de hábitos saudáveis na nossa vida é um bom começo para se sentir motivado e dar uso a nossa imaginação transmitida para um papel!

Quer aprender mais sobre o tema?

CURSO DE ESCRITA CRIATIVA »

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *