5 dicas para se tornar um bom gestor de equipas | Blog ZONAVERDE

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5 dicas para se tornar um bom gestor de equipas

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5 dicas para se tornar um bom gestor de equipas

A área de gestão é o reflexo do desempenho da atividade de uma empresa, tanto a nível interno como externo.

Muitas pessoas acreditam que as aptidões de gestão são de caráter pessoal. Enquanto outras, afirmam que são as experiências profissionais que tornam um gestor num profissional de sucesso.

Conflitos entre colegas de trabalho fazem parte de alguns dos problemas que pode enfrentar no dia a dia. Cada pessoa tem a sua personalidade e, por vezes, surgem desentendimentos difíceis para o gestor. Cabe a este resolvê-los da melhor forma. Conseguir um bom ambiente de trabalho sem restrições na expressão do pensamento de cada um é o desafio!

Neste artigo vai ficar a conhecer as 5 dicas práticas e simples que um bom gestor deve praticar no seu dia a dia. Proporcione o crescimento da empresa e o desenvolvimento pessoal!

Ser o exemplo

Um bom gestor é um elemento inspirador para a equipa. Representa a motivação e o foco no alcance de melhores resultados da empresa. Reflete a missão e os valores da mesma. Transmitir confiança, foco nos resultados, autonomia e apoio aos seus colaboradores são caraterísticas pessoais que se refletem no desempenho laboral de cada trabalhador.

Conhecer cada elemento da sua equipa

Um dos aspetos fundamentais da área de gestão é perceber que cada indivíduo tem a sua personalidade. Caraterísticas que se podem refletir de forma negativa ou positiva no desempenho da atividade empresarial.

Antes de ser um bom gestor, é preciso ser um bom ouvinte e um bom apreciador. Saber gerir uma equipa implica o conhecimento de cada elemento. Ou seja, conhecer os pontos fracos, os pontos fortes, defeitos e qualidades. Mais do isto, é importante saber usar essas caraterísticas de maneira a promover um bom ambiente de trabalho.

Promover a comunicação

A existência de um canal de comunicação aberto é fundamental para a manutenção de um ambiente de trabalho agradável. Cada elemento deve ter a liberdade de expressar a sua opinião. O desafio é que a opinião dos outros também seja respeitada. A comunicação com base no respeito e transparência é essencial.

Ser seguro de si mesmo

Saber agir e reagir a situações de crise.

Tomar medidas assertivas.

Transmitir confiança aos seus colaboradores.

Três caraterísticas pessoais que um bom gestor deve possuir e aplicar no dia a dia. A atitude que um gestor transmite à sua equipa é a atitude que os funcionários aplicam. Quando os mesmos sentem apoio e segurança, naturalmente sentem também segurança do seu trabalho.

Motivar

Dar liberdade à expressão de opiniões, ideias e soluções para os problemas. É uma prática nuclear na motivação de equipas. Demonstra que cada elemento é de igual forma importante para a empresa. A opinião de cada um é fundamental para o bom funcionamento da mesma.

De igual modo, um gestor deve saber elogiar a sua equipa. Agradecer pela execução de um bom trabalho nunca é má ideia.

A área de gestão é uma ciência que engloba vários ramos de atividades. Saber ouvir, argumentar, agir no momento certo e tomar decisões assertivas são fundamentais para a exerção da atividade de gestão de equipas.

Afinal, gestão é uma área que retrata a sabedoria em lidar com pessoas e em aplicar técnicas de liderança.

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