Como se adaptar a todos os meios online
24/06/2022 2022-06-24 9:41Como se adaptar a todos os meios online
Como se adaptar a todos os meios online
Já ouviu falar em Copywriting? Podemos referir-nos a este conceito como a arte de escrever/criar conteúdos com o objetivo de vender produtos/serviços ou mesmo marcas.
O Web Copywriting com a arte da escrita, tem revolucionado a relação entre cliente-empresa.
A ideia é produzir conteúdo utilizando a pesquisa e as técnicas de escrita de forma a facilitar e apoiar a tomada de decisão do leitor.
Elementos básicos do copywriting
– Se o objetivo for publicar textos na internet (como por exemplo num blog), é importante que o conteúdo esteja atualizado tendo em atenção dois elementos: o título e o corpo do texto.
- O título tem de ser útil para o leitor, despertar uma sensação de necessidade (urgência), e convencer de que certa forma, o conteúdo, é único (singularidade).
- O conteúdo tem de apresentar uma boa proposta (promessa), estar escrito de forma a facilitar a sua leitura (conversar com a persona), transmitir segurança nas afirmações (demonstrar credibilidade) e concluir com a retoma da proposta para mostrar que cumpriu a promessa e afirmou a autoridade.
Além disto, os parágrafos devem ser sempre curtos, através de listas de forma a resumir ideias e poupar tempo ao leitor.
– Após a fase em que o leitor deixa de ser apenas um visitante ocasional e se transforma em lead, a landing page passa a ser uma das estruturas mais efetivas para criar a relação que necessitamos para vendermos, e essa deve ter:
- – Descrição do formato do conteúdo;
- – Título/ subtítulo;
- – Anúncio do autor/palestrante;
- – Corpo do texto;
- – Social proof.
Quais são as qualidades que um bom copywriter tem de ter?
– Criatividade
– Gosto pela leitura
– Capacidade persuasiva
– Anotar as ideias
– Assumir os seus erros
– Perfil analítico e capacidade de observação
– Desejo de saber mais
– Gosto por escrever
– Senso crítico e de reflexão
– Ortografia perfeita
– Domínio da gramática
– Vocabulário extenso
– Respeito à fonética
– Espírito sintético
– Conhecimento de figuras de linguagem
Utilizar algumas regras de linguagem como : O Método AIDA (Atenção-Interesse-Desejo-Ação); O Método das 5Ws e um H (Why, When, Where, What, Who e How – Porque, Quando, Onde, O quê, Quem e Como); O Método Narrativo; O Método de Henry Hoke (Pintar-Prometer-Provar-Empurrar) e Método de Christian Godefroy.
Para chegarmos aos clientes, temos de ter meios. Hoje em dia, estar presente nos canais digitais tornou-se uma necessidade forte para as empresas, e existem diversas.
Cada canal é bem específico e compreende métodos e práticas diferentes.
Os canais digitais mais utilizados hoje em dia são:
- As Redes Sociais – as pessoas encontram-se nestes canais para comentar todos os tipos de assunto, descobrir novos interesses e, também criar novas relações comerciais. Aqui é interessante criar planos com cronogramas de publicações e ideias para gerar interações.
- Blogs – funciona como uma fonte de conhecimento/educação através de esclarecimento de questões sobre marca/produtos.
- E-mail Marketing – é uma ferramenta personalidade, visto que a mensagem chega diretamente à pessoa pretendida. Permite solução de dúvidas, envio de conteúdos, ofertas, promoções, etc.
- Suporte – os canais de suporte são essenciais, sendo utilizados para lidar com os problemas que os clientes possam ter e procurando ao máximo a eficiência na resolução.
Quais são os benefícios de haver canais digitais?
Nas estratégias das marcas, existem variados benefícios, como aumento de visibilidade, fidelização, melhoria da credibilidade e posicionamento, aumento nas vendas, entre outros.
Quer saber como adequar a sua comunicação a cada canal digital?
Basta inscrever-se no curso Web Copywriting e vai saber isto e muito mais, aprendendo também a colocar tudo em prática!
Está à espera de quê?