Auditorias internas de qualidade são relevantes?
18/04/2022 2022-04-28 12:05Auditorias internas de qualidade são relevantes?
Auditorias internas de qualidade são relevantes?
Certamente que já ouviu falar de auditorias internas…
Mas realmente sabe a sua importância?
Uma empresa que realize internamente uma auditoria, tem a capacidade de avaliar estrategicamente, a eficácia do sistema de gestão de qualidade, e corrigir possíveis não conformidades através de um conjunto de procedimentos . É uma etapa importante, sendo que assim, antecipa-se a uma auditoria externa obtendo melhores resultados.
Executando este procedimento de avaliação interna, tem a capacidade de avaliar antigas ações realizadas pelos colaboradores, através do programa de auditoria, relatórios e planos de ação. Consegue, desta forma, compreender se as auditorias estão a ser eficazes.
Já ouviu falar da norma ISO 9001?
Se nunca ouviu, iremos explicar em que consiste.
Esta norma, estabelece as regras para a implementação e manutenção operativa, de um sistema de Gestão de Qualidade.
Numa auditoria interna, devemos realizar algumas etapas para sermos bem sucedidos, numa fase inicial, deve ser marcado a data da auditoria e a lista de ações a efetuar. De seguida podemos passar para a execução do plano, realizar uma reunião de abertura, executar a auditoria, consoante o plano efetuado e redigir o relatório. Numa fase final, efetuar uma reunião de fecho e definir as ações a tomar, implementa-las e analisar a sua eficácia.
Posto isto, compreendemos que um auditor é uma peça fundamental neste processo, sendo que é o responsável pelo planeamento e acompanhamento da auditoria para um sistema de gestão de qualidade. Após essa avaliação, deve realizar um relatório detalhado, destacando as não conformidades e pontos de melhoria a efetuar, cumprindo assim as regras da norma ISO 9001.
Os auditores, que são capacitados para certificar este sistema de qualidade, possuem um papel crucial na transmissão de confiança dos consumidores.
Torne-se Auditor interno da Qualidade (ISO 9001).
Autor: José Ferreira