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Como abordar um cliente por telefone?

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Como abordar um cliente por telefone?

Existem pessoas que realmente não gostam de falar ao telemóvel.

E desde que surgiu mensagens, e WhatsApp e até áudios, as pessoas cada vez mais evitam os telefonemas, o que dificulta mais a abordagem ao cliente por telemóvel. Ou seja, existem mais barreiras, o que não quer dizer que se torne completamente impossível.

Existem técnicas que nos ajudam a abordar um cliente por telefone com sucesso, como por exemplo:

  1. Prepare um script

É fundamental ter um plano sobre o que se vai falar durante a chamada, de forma a ter argumentos prontos caso tenha contrapartidas do outro lado. Mas claro que esse script tem de ser personalizado conforme o cliente, caso contrário vai parecer demasiado mecanizado.

  • Poupe tempo ao cliente

É importante que o tempo de chamada não tome muito tempo do cliente, por isso é necessário ser direto e claro, evitando repetições.

Se o cliente sentir que está a perder o tempo, já nem vai estar a ouvir atentamente a proposta.

  • Tenha cuidado com o tom de voz – tom, ritmo, volume, pausas

Através do tom de voz o cliente consegue identificar se existe comprometimento, respeito, empatia, e acaba por ser um ponto fundamental para que as chamadas resultem.

  • Adapte-se ao perfil de cada cliente

É importante que haja a capacidade de se adaptar à pessoa que está do outro lado da linha: mais/menos formal, mais/menos assertivo.

  • Saiba ouvir mais e falar menos, não interrompendo

Quando realmente se ouve com atenção, cria-se uma relação mais forte, que faz com que o cliente se sinta compreendido, e partilhe as suas experiências.

  • Seja empático

É fundamental que se saiba colocar no lugar da outra pessoa, tratando-o como gostaria de ser tratado. Dessa forma conseguirá a satisfação do outro lado.

  • Prepare os objetivos, propósitos e focos da chamada que vai fazer

Não vale a pena ligarmos para um cliente de forma aleatória. É importante que se faça um levantamento de informações, para se traçar objetivos de forma mais clara, e dessa forma conseguir criar uma primeira impressão positiva.

  • Saiba falar a língua do cliente

É importante mostrar conhecimento, mas convém ser numa linguagem compreensível e não demasiado técnica.

  • Mantenha o foco – que é o cliente

O foco não é o produto/serviço que está a ser vendido, mas sim o cliente. É necessário que a venda seja feita de acordo com as necessidades, desejos e preferências do cliente e não as funcionalidades ou benefícios de certo produto. Depois do cliente já estar no centro da conversa, aí sim, pode-se falar mais sobre o produto ou serviço.

  1. Conduza o atendimento

É importante que a forma como guia a conversa não seja forçada. Há que saber o limite da insistência.

  1. Prepare a sua equipa

Se a equipa for devidamente treinada, vai ter maior capacidade para persuadir e abordar adequadamente cada cliente.

  1. Mostre entusiasmo e seja positivo

Através do tom de voz, nota-se se a pessoa que está a vendar está ou não entusiasmada, e caso esteja, vai contagiar o cliente. Caso contrário, vai causar o efeito contrário: total desinteresse.

Tal como em tudo, também existem vantagens e desvantagens em abordar cliente por telefone.

Como vantagens temos:

  • Um maior volume de contactos para negociação
  • Uma maior facilidade em acompanhar
  • Maior impessoalidade, o que para algumas pessoas é melhor visto não estar frente a frente e fica mais confortável ao aplicar as técnicas de persuasão

Já como desvantagens:

  • Podemos estar a ligar na hora errada, que acaba por condenar todo o processo
  • Impessoalidade: embora possa ser uma vantagem, há quem também veja isto como desvantagem pois prefere interagir pessoalmente.

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