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Conhece os requisitos da norma IS0 9001?

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Conhece os requisitos da norma IS0 9001?

A ISO – International Organization for Standardization – representa a Organização Internacional para Padronização, ou seja, é uma organização que tem como objetivo estabelecer normas de forma a trabalhar com gestores que garantam a qualidade dos processos e agilidade na produção, que vai originar a satisfação dos clientes.
Dentro dessa organização, a norma mais conhecida é a ISO 9001 – introduzida em 1987 – , que é utilizada por empresas em todo o mundo que querem certificar o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) e definir requisitos e ferramentas de padronização que estabelecem um sistema capaz de responder a determinado padrão.
Esta norma pode ser aplicada a fornecedores de serviços e a empresas de qualquer dimensão ou área de atividade.


Qual é a finalidade da ISO 9001?
Como já foi dito acima, a ISO 9001 é uma ferramenta que ajuda a encontrar e corrigir procedimentos que possam estar errados, e acaba por torná-los eficazes com a otimização dos processos. Desta forma as metas dentro da organização são cumpridas.


A ISO é capaz de:
• Identificar os possíveis riscos e corrigi-los;
• Medir e avaliar a eficácia do processo que está a analisar e assegurar a sua melhoria contínua;
• Contextualizar o momento atual da empresa;
• Conseguir obter uma visão abrangente através de processos;
• Analisar e garantir a satisfação dos clientes constantemente.


Quais são os requisitos da norma ISO 9001?
Os requisitos da ISO 9001 regem-se pelo método Plan-Do-Check-Act – Plano-Fazer-Verificar-Agir. Desta forma, o planeamento dos processos, produtos, serviços, relacionamento com os clientes, a sinergia e a interação durante esse ciclo é feito com o intuito de evitar todos os riscos.


A ISO tem como principais benefícios:
• O planeamento das atividades chave
• A definição das estratégias e metas
• A identificação e resolução de eventuais riscos a que possa estar exposta
• A execução dos planos de ação
• E o relacionamento com os colaboradores, fornecedores e clientes
• Operar com altos níveis de eficiência
• Alcançar novos mercados
• O cumprimento dos requisitos legais e da regulação que se imponham a cada setor


Já a ISO 9001, mais especificamente, tem como princípios:
O foco no cliente
A empresa deve ter como foco os clientes, os seus desejos e necessidades (visto que sem clientes, não existe a empresa).

• Liderança
É importante que se saiba acompanhar as tendências e a evolução, por isso a liderança/direção da empresa tem de ser sólida e capaz de lidar com todas as mudanças e passar a mensagem aos colaboradores.

• Comprometimento das pessoas
É preciso que se esteja comprometido e empenhado com a empresa, de forma a chegar às soluções.

Abordagem por processos
A empresa estuda os processos que estão a ser feitos internamente, de forma a entender o que está a ser bem e a ter resultado, e o que está a correr menos bem e pode ser melhorado.

Melhoria contínua
O principal objetivo da gestão da qualidade é um processo de melhoria contínua.

• Tomada de decisões baseada em evidências
As decisões devem ser feitas conforme indicadores sólidos e auditorias.

• Gestão das relações
Quanto melhor as relações forem, tanto com os colaboradores, como os clientes, como os fornecedores, melhores serão os resultados, pois todos estarão comprometidos com os resultados.

Qual é a estrutura da ISO 9001?
Esta norma é estruturada em dez pontos principais:

  1. Âmbito
  2. Referências Normativas
  3. Termos e definições
  4. Contexto
  5. Liderança
  6. Planeamento
  7. Suporte
  8. Operacionalização
  9. Avaliação de desempenho
  10. Melhoria

Quer saber como planear, implementar e desenvolver um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), segundo as diretrizes da norma ISO 9001?

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