Norma ISO 45001: O que é?
18/06/2022 2022-06-22 12:05Norma ISO 45001: O que é?
Norma ISO 45001: O que é?
Já ouviu falar da norma ISO 45001?
Mas primeiro, de onde vem esta norma? Ou do que faz parte?
O SGSSO – Sistema de Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional é um elemento essencial na estratégia de gestão dos riscos nas organizacionais, que lhes permite:
- Ter facilidade em desenvolver de forma contínua;
- Cumprir os requisitos legais;
- Ter a sua força de trabalho protegida.
E é aqui que chega a ISO 45001, visto que exige que a organização que tenha em consideração a expectativa dos seus stakeholders em relação à gestão da saúde e da segurança operacional. A organização determina quais as pessoas relevantes para o seu SGSSO e estabelece os requisitos importantes para as partes interessadas.
O objetivo da norma ISO 45001 (publicada em março de 2018) é fornecer um conjunto de processos que ajudam a melhorar a segurança do trabalho tanto nas cadeias de suplementos locais, como globais. Foi criada para ajudar as organizações de todos os tamanhos e setores económicos, de forma a diminuir lesões e doenças no local de trabalho em todo o mundo.
A ISO 45001 veio para mudar todas as estatísticas registadas em relação a acidentes e mortes resultantes em ambiente de trabalho, através do fornecimento de orientações úteis para melhorar a segurança dos trabalhadores em países de todo o mundo, visto ter sido criado pela ISO (International Organization for Standarnization) – organização fundada em 1946 na Suíça.
O desempenho das empresas e melhorias da Gestão de SSO acontece através:
- Do aumento da consciencialização dos perigos e riscos, através de treinamento, comunicação e informação
- Da avaliação do desempenho de SST e inserção de melhoria contínua;
- Do desenvolvimento e implementação de políticas e objetivos de SST;
- Do estabelecimento de processos que levem em consideração o seu contexto e tenha em conta os riscos e oportunidades;
- Do envolvimento da direção, através da demonstração de liderança e comprometimento através do sistema de gestão SST;
- Da identificação dos riscos e perigos de SST associados às atividades, com o objetivo de serem eliminados.
Além dos benefícios já ditos anteriormente, a ISO 45001, tem como vantagens:
Quanto à estrutura desta norma, é igual a todas as outras que estejam a associados aos Sistemas de Gestão publicadas pela ISO:
- Introdução
- Referência Normativa
- Termos e Definições
- Contexto da Organização
- Liderança
- Planeamento
- Apoio
- Operação
- Avaliação de Desempenho
- Melhoria
Um dos elementos fundamentais da gestão da saúde e segurança no trabalho (SST) é o processo de auditoria interna. Não só porque oferece uma avaliação periódica dos fatos consumados, mas também porque serve de orientação para a tomada de decisões e otimização dos procedimentos já existentes e futuros.
Tendo isto tudo em consideração, temos também de ter em atenção o pensamento estratégico baseado no risco, que passa por cinco fases:
- Estabelecimento do contexto
- Identificação do risco
- Análise do Risco
- Avaliação do Risco
- Tratamento do Risco
Havendo esta análise, e fazendo uma boa gestão do risco, vai-se ter um aumento da probabilidade de sucesso no cumprimento dos objetivos, através da identificação de oportunidades e ameaças, promovendo a proatividade em detrimento da reatividade.
Com o curso ISO 45001 – Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho, vai aprender a interpretar a Norma ISO 45001 e a aplicar todos os conhecimentos adquiridos na implementação, desenvolvimento e realização de auditorias internas a sistemas de gestão de segurança e saúde no trabalho, que já se viu ser bastante importante.
Não perca mais tempo e inscreva-se!