O “Era uma vez”…também resulta nas empresas?
09/09/2022 2022-09-09 11:13O “Era uma vez”…também resulta nas empresas?
O “Era uma vez”…também resulta nas empresas?
“Era uma vez…”
Estas três palavrinhas fazem lembrar-lhe algo?
Provavelmente a sua avó contava histórias à sua mãe, que por sua vez contava a si, e ficaram-lhe na memória.
Ouvir e contar boas histórias faz parte da natureza humana, acabando por ser uma forma de valorizar e transmitir memórias, sentimentos, valores e tradições.
O que é Storytelling?
Podemos definir Storytelling como a arte de contar histórias.
Esta técnica pode ser utilizada na literatura, cinema, teatro, TV, através do uso de uma grande variedade de linguagens, conceitos e ferramentas.
A estratégia utilizada nesta técnica é criar narrativas que façam com que o público se sinta conectado e se identifique com a mensagem transmitida, que acaba por mexer com as suas emoções e sentimentos.
Storytelling no mundo do trabalho
Além disso, é uma ferramenta bastante útil na comunicação empresarial, visto ser um grande recurso de comunicação, que nos permite conhecer e conectar com outras pessoas, além de transmitirmos mensagens e ampliarmos/partilharmos conhecimentos.
Embora na comunicação empresarial o Storytelling não tenha o glamour que tem no cinema e na literatura, tem imenso valor prático, tendo utilidade para os profissionais da área, que conseguem assim ampliar a sua eficiência e eficácia, com foco específico nas comunicações internas ou externas das organizações.
Quando o Storytelling é utilizado na comunicação interna, os colaboradores conectam-se uns aos outros e à própria empresa, visto identificarem-se com o que é comunicado.
Porque deve fazer Storytelling corporativo?
Além das histórias terem o poder de nos sensibilizar e fazer acreditar numa ideia, histórias também vendem, e nós gostamos de comprar.
E se as mensagens ou normas nos forem transmitidas de forma fria, não nos vamos sentir tão inclinados para a compra.
Através do Storytelling, temos o efeito oposto, tem como benefícios:
- Ajuda a consolidar a marca
- Reforça as crenças e conexões emocionais
- Educa e ilustra os princípios éticos da empresa
- Ajuda no treinamento dos colaboradores
- Facilita a comunicação interna
- Aumenta a probabilidade de se obter a atenção desejada
- Modela e transforma a cultura organizacional da empresa
Como utilizar Storytelling no trabalho?
- Utilize as personagens da empresa
Através da utilização dos colaboradores da própria empresa como protagonistas da história, estes vão sentir-se representados, valorizados e vistos pela companhia.
- Utilize aspetos vocais e corporais
Além do uso de palavras, é importante que o storyteller esteja atento aos aspetos não-verbais, como por exemplo a postura corporal e as variações no tom de voz. São aspetos que acabam por enriquecer a história, e facilitam na perceção por parte dos ouvintes.
- Apresente uma história cativante
Para se causar impacto com a técnica de Storytelling é necessário apresentar uma história e narrativa.
- Incentive a imaginação dos seus ouvintes
De forma a que o ouvinte consiga compreender e se envolver com a história, é importante que se consiga incentivá-lo a imaginar-se dentro da própria história, através do uso de uma narrativa que tenha aspetos linguísticas, vocais e corporais.
- Vá alternando o formato do conteúdo
A forma como passamos a mensagem vai influenciar a receção por parte do público, por isso a variação do formato dos canais é útil. Ao narrarmos para diferentes tipos de público, é bom que se mude a maneira como se comunica, para promover diferentes experiências.
- Utilize todas as informações necessárias
É útil que se saiba qual a mensagem que queremos passar, qual a visão do mundo que o nosso ouvinte tem.
- Seja interativo
É importante que a técnica Storytelling tenha interação entre o storyteller e os ouvintes. Desta forma, o storyteller vai conseguir adaptar a história conforme a reação e envolvimento dos ouvintes.
Agora que viu a importância e a diferença que o Storytelling pode trazer para a sua empresa, precisa de uma ajuda para o incorporar? Nós ajudamos!