Pensa que sabe tudo sobre Movimentação de Cargas? | ZONAVERDE

Blog

Pensa que sabe tudo sobre Movimentação de Cargas?

curso-online-movimentacao-cargas-zonaverde
ACADEMIA

Pensa que sabe tudo sobre Movimentação de Cargas?

A movimentação de cargas, trata-se da técnica utilizada para transportar ou elevar determinado ativo, geralmente com a ajuda de máquinas/equipamentos de forma a facilitar e otimizar o processo.

Desta forma são eliminados ou diminuídos riscos ergonómicos como esforços físicos, atividades repetitivas, transporte de pesos, etc.

É importante saber qual tipo de máquina ou equipamento vamos utilizar, pois se escolhermos o método errado, pode desencadear problemas como ociosidade dos equipamentos, desperdício dos recursos ou ineficiência no processo.

Existem perigos no transporte manual de cargas como:

– Colisões com outros equipamentos

– Atropelamento de funcionários

– Queda de mercadorias e funcionários

– Desequilíbrio devido a excesso de velocidade

– Perda do equipamento

Para evitar os riscos de segurança, temos de ter alguns cuidados, como:

  • Prevenir os riscos
  • Utilizar equipamentos de segurança
  • Capacitar os trabalhadores
  • Investir na tecnologia
  • Estar atento à manutenção dos equipamentos

Além das normas relacionadas com as cargas máximas, os equipamentos devem apresentar aspetos como a presença de parapeitos de segurança nos trabalhos em altura; a possibilidade de bloqueio de rodas durante uma operação de carga; a presença de revestimento antiderrapante nas zonas estratégicas. O próprio equipamento deve ser feito de forma a ter um sistema de bloqueio de fácil acesso e bem visível; os comandos devem ter marcas visuais e ajuste e também informações sobre todas as regras de segurança e as capacidades máximas do equipamento.

Além da movimentação de carga com os equipamentos que acabámos de explicar, também existe a movimentação manual de cargas.

Esta define-se como qualquer uma das atividades onde os trabalhadores tenham de levantar, agarrar, abaixar, empurrar, puxar, transportar ou deslocar uma carga (a carga pode ser animada – pessoa ou animal – ou inanimada – um objeto).

Este tipo de trabalho acarreta vários perigos, porque mesmo que a carga movimentar não seja muito pesada ou volumosa, a baixa eficiência do sistema muscular humano, vai provocar uma fadiga com graves consequências aumentando o risco de ocorrência de acidentes de trabalho ou incidência de doenças profissionais.

O risco de lesões são maiores quando:

  • A carga é demasiado pesada – superior a 30 kg em operações ocasionais e superior a 20 kg em operações frequentes;
  • Carga muito volumosa, tornando-se difícil de agarrar;
  • Carga instável ou com conteúdo sujeito a deslocações;
  • Carga colocada de forma a ter de ser manipulada à distância do tronco ou com flexão/torção do tronco;
  • Carga suscetível de provocar lesões no trabalhador, nomeadamente em caso de choque.

E por isso deve ter-se em conta as seguintes medidas de prevenção:

  • Eliminação do risco – evitando a movimentação manual de cargas
  • Medidas técnicas – se tal não for possível, utilizar aparelhos auxiliares que evitem o esforço humano
  • Medidas organizacionais – organização dos postos de trabalho, de acordo com as cargas em causa e os esforços físicos exigidos aos trabalhadores
  • Prestação de informações sobre os riscos e formação sobre a utilização do equipamento e técnicas corretas de movimentação.

Além disto, é muito importante que as empresas disponibilizem todos os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) necessários, como:

– Luvas

– Capacete

– Calçado de segurança com biqueira reforçada;

– Protetor auricular

– Cinto lombar

A quantidade e tipo de EPI variam de acordo com a atividade exercida. No caso dos profissionais que trabalham com movimentação de materiais, equipamentos como luvas e capacetes são essenciais.

Como já deu para verificar, é importantíssimo a atualização dos conhecimentos científicos e técnicos na área de Movimentação de Cargas.

Com o curso CAP Renovação – Movimentação de Cargas, vai renovar o seu CAP, diferenciar-se dos outros profissionais na área de segurança no trabalho, e ficar a saber tudo o que necessita para trabalhar em segurança.

Está à espera de quê?

Deixe aqui o seu comentário