Pretende criar um ambiente de trabalho seguro? Reduza os seus riscos

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Pretende criar um ambiente de trabalho seguro? Saiba como reduzir os seus riscos profissionais

Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho
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Pretende criar um ambiente de trabalho seguro? Saiba como reduzir os seus riscos profissionais

Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho, consiste num conjunto de ações, com o objetivo de reduzir os riscos profissionais identificando assim fatores que podem, de alguma forma, prejudicar o ambiente do funcionário.

Uma das prioridades de um empregador, deve ser adotar estas medidas, sendo que tem a obrigação de garantir a segurança e higiene dos seus colaboradores, em qualquer local de trabalho.

Existindo uma ação, no sentido de melhorar as condições de trabalho, irá verificar-se uma melhoria de produtividade e competitividade. Sendo que, a qualidade das condições de trabalho é um dos aspetos preponderantes para o sucesso de um sistema produtivo.

Para reduzir os riscos profissionais, deve existir deveres de ambas as partes, do empregador e do colaborador. Só assim poderá existir um bom resultado nestas ações.

O empregador, deve certificar-se que os seus funcionários possuem as condições de segurança necessárias para as suas atividades, informar e formar os colaboradores, apropriadamente, para realizar as suas funções em condições de segurança e saúde. Implementar medidas e instruções, para que os funcionários em caso de perigo iminente, consigam cessar as suas funções em segurança, examinar as prescrições legais, gerais e específicas, de segurança e saúde que devem ser adotadas na empresa, estabelecimento ou serviço.

Constituir os meios de prevenção, tendo em conta os funcionários e outras pessoas que, de alguma forma, possam estar expostos a perigos ligados à execução das atividades. O empregador deve determinar as medidas a adotar, no uso de matérias de primeiros socorros, em caso de combate a incendio e necessidade de evacuação, elegendo os funcionários responsáveis pela sua aplicação.

Por último, deve sustentar as despesas da empresa, relativamente a estrutura e funcionamento do serviço de segurança e saúde do trabalho, como por exemplo, exames médicos.

Relativamente aos funcionários, devem cuidar da sua segurança e saúde, tal como dos colegas que possam ser afetados pelas suas ações no trabalho. Utilizar de forma correta, seguindo as instruções do empregador, as máquinas, equipamentos, materiais e substâncias perigosas no trabalho, tal como os equipamentos de proteção individual e coletiva.

Adotar as medidas e instruções, que foram previamente estabelecidas pelo empregador, em situações de perigo iminente. Participar imediatamente, avarias e deficiências que coloquem em perigo os sistemas de proteção, obedecer as prescrições legais de segurança e de saúde, e as instruções determinadas pelo empregador. Apresentar-se aos exames definidos pelo médico do trabalho.

Os colaboradores devem estar informados e preparados para questões relacionadas com segurança, higiene e saúde no trabalho.

Quer saber as medidas essenciais para a prevenção, proteção de acidentes e doenças profissionais?

Autor: José Ferreira

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