Saiba em que consiste o CAM! | Academia ZONAVERDE

Blog

Saiba em que consiste o CAM!

CAM 2D – Maquinação assistida por computador
ACADEMIA

Saiba em que consiste o CAM!

CNC, Comando Numérico Computorizado, que é um sistema que examina os procedimentos das máquinas, através de uma descodificação direta de instruções encriptadas com o formato de números e letras. O mesmo, decifra os dados e emite o sinal de saída, supervisionando os componentes da máquina.

A utilização deste recurso tecnológico, tem sido cada vez mais utilizado nas empresas industriais pelas suas vantagens, tais como, o desenvolvimento do processo de programação, a redução da possibilidade de existir um erro provocado pela programação manual e permite a diminuição de períodos que não são produtivos na empresa.

Contextualizando o que significa a sigla CAM, Computer Aided Manufacturing, é um software que tem como intuito mecanizar, isoladamente, um ciclo de produção, nomeadamente o planeamento, gestão e verificação das operações de fabrico.

Esta tecnologia, possui sistemas informáticos com uma interface o que possibilita a comunicação com os meios de produção.

Para programar uma máquina CNC, é necessário utilizar os softwares do CAM, que consiste em sistemas que possibilitam a criação automática de programas CNC, através da reprodução geométrica da peça virtual num sistema tecnológico com a ajuda do software CAD (Computer Aided Design).

Referindo algumas caraterísticas do CAM, de forma a conseguirmos compreender melhor o seu funcionamento, compreendem sobre a utilização de computadores para assistir no processo de fabricação de produtos, a reprodução de um código para a máquina do controlo numérico do computador, a disponibilização de ferramentas para complementar a geometria do fabrico da peça, e por último, é constituído pelo software e hardware de fabricação e pelos instrumentos que possibilitam a comunicação com o material.

O planeamento do processo é uma dessas fases, sendo que, envolve o planeamento da produção, a análise dos gastos e a compra de instrumentos e matérias-primas. A usinagem das peças, consiste num processo de desgaste mecânico para dar forma, envolve a programação de controlo numérico. Numa próxima etapa, temos a inspeção, que consiste na realização de exames de controlo de qualidade, e por último temos a fase da montagem, que exige a simulação e programação do robô.

Alguns dos benefícios de utilizar o CAM, é existir uma maior qualidade, na produção e no final das peças, a exclusão de esforços desnecessários, maior interajuda entre as equipas do projeto e produção, uma produção mais eficaz, melhor controlo sobre as alterações do projeto, possibilidade de efetuar uma simulação da usinagem, ou de um processo de fabricação, sendo que desta forma, a empresa pode analisar a possibilidade de erros no programa.

Em jeito de conclusão, a CAM, é uma tecnologia de software especializada na produção de peças, a partir da automatização de máquinas. Esta tecnologia, tem como objetivo primordial controlar o processo de fabricação, através do uso de computadores, melhorando assim a qualidade do processo e do produto final.

Este software universalizou-se com o desenvolvimento dos computadores, evoluindo-se de forma continua e tem dois tipos de interfaces, direta e indireta, consoante o tipo de conexão atingido pelo computador.

Quer aprender a trabalhar com o software CAM 2D?

Autor: José Ferreira

Deixe aqui o seu comentário