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A importância da higiene para a segurança no trabalho – Cuidados a ter

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ACADEMIA

A importância da higiene para a segurança no trabalho – Cuidados a ter

Sabe como e quando surgiu a questão da Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho?

Em meados do século XX, as condições de trabalho não eram levadas a sério, e daí surgiam doenças graves ou até mesmo morte dos trabalhadores.

Devido a esses problemas, um conjunto de trabalhadores da indústria exigiu que se tivesse mais cuidados para que estes acidentes de trabalho acabassem ou diminuíssem.

Hoje em dia, as empresas são responsáveis por proporcionarem um ambiente de trabalho mais seguro para os seus colaboradores.

E para isso foram criadas medidas de Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho.

Com a Higiene, os riscos profissionais são identificados e minimizados. Já a segurança, serve para sensibilizar os colabores e ajuda a eliminar as condições inseguras.

Caso as empresas não cumpram os requisitos legais no âmbito de HSST – Higiene, Segurança e Saúde no trabalho, estão sujeitos a multas por incumprimento legal.

Esta gestão da Segurança e Saúde no Trabalho aplica-se a:

  • Estagiários
  • Trabalhadores temporários
  • Trabalhadores cedidos
  • Prestadores de serviços que utilize mão-de-obra
  • Trabalhadores com contrato de trabalho a termo certo ou incerto
  • Trabalhadores com contrato de trabalho sem termo

É notório que a higiene e a segurança no trabalho estão relacionadas, e são a principal base na preservação da força de trabalho de uma empresa.

Sem a higiene do trabalho é difícil garantir a segurança, visto que os funcionários ficam expostos a condições que podem prejudicar a sua saúde em vários aspetos.

A segurança do trabalho trata-se do conjunto de medidas que são usadas para prevenção de acidentes/doenças ocupacionais do trabalhador no ambiente de trabalho. Além disso, serve para proteger a integridade física e mental do colaborador, através de medidas técnicas, médicas, psicológicas e educacionais.

Quando à higiene no trabalho, o objetivo é proteger o trabalhador, através de condições e materiais de trabalho mais seguros que, por consequência, ajudam a manter uma boa saúde.

 Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde – para se manter a saúde, é importante ter em atenção o bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de enfermidades.

Existe também um programa de higiene no trabalho, desenvolvido para identificar, avaliar e corrigir os possíveis problemas que possam afetar a saúde dos colaboradores.

Deve ser analisado:

  • O ambiente físico do trabalhador
  • O ambiente psicológico do trabalhador
  • A saúde ocupacional

Para se evitar problemas relacionados com o bem-estar dos colaboradores, é importante saber como avaliar e entender os possíveis riscos no ambiente. Riscos estes:

  • Riscos físicos
  • Riscos químicos
  • Riscos biológicos
  • Riscos ergonómicos
  • Riscos mecânicos

E além do conhecimento desses riscos, existem medidas que se podem adotar do ponto de vista da higiene. Como por exemplo:

  1. Manter os lavatórios limpos e funcionais
  2. Manter os vestuários e armários organizados
  3. Tratar o lixo gerado adequadamente
  4. Preparar corretamente os alimentos
  5. Ter procedimentos de limpeza em todos os ambientes, diariamente
  6. Treinar todos os colabores sobre as medidas preventivas
  7. Ter em atenção a utilização, ordenação, limpeza, padronização e autodisciplina

Através do conhecimento de todos estes riscos e medidas, vão ser gerados benefícios como por exemplo: a redução dos acidentes de trabalho; melhoria da qualidade e produtividade; melhoria da imagem externa da empresa; maior competitividade empresarial; maior harmonia nas relações de trabalho; diminuição dos custos com as seguradoras e da sinistralidade laboral.

Agora que sabe alguns princípios gerais da higiene, segurança e saúde no trabalho, quer aprender a saber como colocar em prática?

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