WordPress - Saiba como gerir os seus conteúdos | ZONAVERDE

Blog

WordPress, já ouviu falar? Saiba como gerir os seus conteúdos web

curso-online-wordpress-zonaverde
ACADEMIA

WordPress, já ouviu falar? Saiba como gerir os seus conteúdos web

O que é WordPress? Basicamente, trata-se de uma ferramenta que lhe permite criar o seu próprio site ou blog.

Esta ferramenta controla mais de 61 % do mercado de CMS (sistemas de gerenciamento de conteúdo) no mundo.
Os seus principais concorrentes estão com uma grande discrepância, e não apresentam uma grande ameaça. O Joomla tem uma participação de 5%, o Drupal de 3,3%, o Magento de 1,6% e o Blogger tem apenas 1,4% – dados retirados do W3Techs em julho de 2019.

Podemos afirmar que é o CMS mais utilizado e é por bons motivos.

Qualquer pessoa pode utilizar ou modificar o software WordPress de forma gratuita, sem precisar de saber o que quer que seja sobre programação. Isto engloba a criação de textos, uso de imagens ou vídeos, elaboração de formulários, personalização de layouts e muitas outras funções.

Que tipo de sites é que podem ser criados a partir daqui?

  • Sites empresariais
  • Lojas e-commerce
  • Blogs
  • Portfólios
  • Currículos
  • Fóruns
  • Redes sociais
  • Sites de adesão

…se você quer, você faz.

Porque é que é considerada a melhor opção para criar estes sites, blogs,…?

Existem várias razões.

  1. Uso intuitivo – tal como foi dito anteriormente, não precisa de saber lidar com programação para utilizar esta ferramenta, visto que grande parte das funcionalidades está acessível a poucos cliques sem necessidade de códigos.
  2. Instalação fácil – a instalação do WordPress dura entre 5 a 10 minutos. Esta ferramenta zela pela facilidade e rapidez não só na instalação mas também nas suas atualizações.
  3. Alta oferta de plugins e extensões – os plugins servem para ampliar e melhorar a experiência do uso de um site, tanto para quem o cria como para quem o visita. No WordPress, existem mais de 50.000 plugins disponíveis para instalar gratuitamente.
  4. Troca de templates sem alterar o conteúdo – existe uma grande facilidade em mudar a forma como o site é apresentado, sem alterar o conteúdo já la existente, o que prova uma boa flexibilidade da ferramenta.
  5. Utilização em dispositivos móveis – o WordPress pode ser gerido através de um smartphone ou tablet com sistema Android ou iOs. Basta fazer o download da App.
  6. Sistema de código aberto – o facto do código fonte do sistema ser aberto permite que qualquer pessoa consiga editar, melhorar e personalizar as suas versões, temas e plugins.  
  7. Atualizações constantes – visto que esta ferramenta tem uma participação ativa de comunidades de desenvolvedores voluntários da plataforma, a quantidade de atualizações é crescente.

Quais são as razões pela qual deve optar pelo WordPress ao invés de outro sistema de controlo de conteúdo? Existem pelo menos 3 motivos principais.

  • Segurança Avançada – através das diversas e constantes atualizações, plugins específicos para proteger as informações, o WordPress acaba por ser a escolha de grandes players de vários setores no mercado internacional.
  • Controlo Completo – o WordPress inclui tudo o que é necessário para a criação e controlo de um site, desde layout (front-end) até à estrutura e suporte (back-end).
  • Usabilidade e interface – à medida que se vão fazendo atualizações, a plataforma fica cada vez melhor e mais adaptada ao usuário.

Ou seja, o WordPress começou apenas como uma ferramenta de criação e gestão de blogs, e acabou por se tornar num sistema de desenvolvimento para os mais diversos tipos de sites.

Destacou-se também por vários fatores em determinados projetos, como o uso intuitivo para pessoas que não entendem de programação, códigos, plugins, temas, personalização, código fonte, pela comunidade ativa, o que facilita o crescimento da ferramenta.

Com o curso WordPress – Criação e Gestão de Sites vai aprender tudo o que foi referido, desde a instalar, criar, editar, gerir, descrever e muito mais.

Deixe aqui o seu comentário