Garanta a segurança alimentar da sua empresa
14/06/2022 2022-06-22 11:54Garanta a segurança alimentar da sua empresa
Garanta a segurança alimentar da sua empresa
O que é a segurança alimentar? Podemos defini-la como um conjunto de ações que têm como finalidade fornecer os meios para garantir o acesso de todos à alimentação saudável.
As empresas têm um papel importante nesta ação, utilizando embalagens adequadas, tendo atenção na preparação de alimentos e refeições, e seguindo uma série de leis e normas.
Já ouviu falar da norma ISO 22000?
Esta norma é voltada para a segurança dos alimentos em geral, fazendo parte de uma gestão completa (desde a colheita dos alimentos, até chegar ao consumidor final).
Requer grande responsabilidade, pois garante que os alimentos não causarão nenhum tipo de saúde ao consumidor, e deve ser implementada por qualquer organização tendo como objetivo atender o padrão de normas internacionais para a indústria alimentar.
A equipa que está responsável por colocar em prática estas normas, pode desenvolver planos para revisão mensal de forma a avaliar o desempenho do Sistema de Gestão de Segurança dos Alimentos dentro das empresas e também pode solucionar problemas para impulsionar o progresso contínuo. E deve seguir algumas dicas, como:
- Qualificar e treinar os colaboradores, através de cursos e palestras;
- Trabalhar na infraestrutura empresa, uma vez que estando em boas condições o produto fabricado será automaticamente seguro;
- Capacitar a equipa responsável pela segurança dos alimentos;
- Criar protocolos a serem cumpridos (higienização das mãos, das roupas de trabalho, toucas, limpeza e organização do local);
- Manter uma boa comunicação entre as equipas organizacionais;
- Controlar a entrada e saída de produtos;
- Identificar os potenciais riscos à segurança de alimentos, sejam eles químicos, físicos ou biológicos;
- Tomar nota dos riscos que devem ser levados em consideração;
- Rever, atualizar e melhorar, quando necessário, o sistema de gestão de segurança de alimentos;
- Fiscalizar através de auditorias o funcionamento adequado de toda a estrutura da empresa, desde a chegada do produto, até a saída do mesmo para comércio.
Além da norma ISO 22000, é também necessária implementar um sistema de gestão da segurança alimentar (SGSA).
Aqui dependem fatores internos e externos da organização como por exemplo, o nível de competência atual em segurança de alimentos, as exigências dos diferentes interessados e da cultura da qualidade.
Fernando Ubarana, que é HACCP Expert Zone AMS – Nestlé, considera que para implementar um SGSA, é importante:
- Escolher o referencial normativo “correto”
- Estruturar o SGSA com base na melhoria contínua
- Estabelecer Política e Objetivos
- Prover e Gerenciar Recursos
- Manter o Conhecimento Organizacional em Segurança de Alimentos
- Envolver todos os aspetos da operação
- Verificar efetivamente o SGSA
- Gerenciar mudanças, atualizar e melhorar.
No entanto, visto que existem vários fatores que podem fazer diferir, é difícil estabelecer uma metodologia única ou uma receita ideal para a implementação deste SGSA.
A FSSC 22000 outra norma. Também está enquadrada na segurança alimentar, é da Iniciativa Global de Segurança Alimentar (GFSI) e é baseada na norma do sistema de gestão alimentar ISO 22000, dentro do relevante programa de Pré-Requisitos (PRP), como também em requisitos adicionais definidos pela FSSC.
Existem vários motivos para escolher a certificação e auditoria de sistemas de segurança alimentar FSSC 22000, tais como:
- Reduzir o número de auditorias
- Obter a certificação de segurança alimentar FSSC 22000
- Ampliar o seu mercado
- Analisar a FSSC-Q.
Este tipo de norma destina-se a organizações de qualquer tamanho ou complexidade dentro da cadeira de fornecimento de alimentos, ou seja fabricantes de alimentos, ingredientes, bebidas, rações para cães e também fabricantes de embalagens.
Além disso, inclui também transportes, armazenamentos, operações de retalho e estabelecimentos de refeições.
Portanto, através do curso ISO 22000 – Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar, irá aprender a desenvolver capacidades necessárias para a identificação dos diferentes perigos alimentares, assim como, as medidas preventivas a utilizar, entre muitos outros objetivos.
Comece já a aprender.